segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Matemática na música: Uma perfeita harmonia

Autora: Maria de Lourdes dos Santos
Escola: EE Antonino Teixeira de Carvalho - Alto Rio Doce - MG


Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Inicial
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
Matemática
Língua Portuguesa
Artes
Tema
Operações fundamentais
Interpretação / ortografia
Música: comunicação através da música, interpretação. 

Dados da Aula
- O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Escrever poemas baseados em conteúdos escolares.
  • Promover a interdisciplinaridade. Saber que a música está presente em diversos lugares. 
  • Saber interpretar uma música.
  • Ampliar a atenção, sensibilidade e a capacidade de interpretação do discente.
Duração da aula:
50 minutos aproximadamente 
Conhecimentos prévios
Para a realização desta atividade o aluno deverá conhecer os conteúdos matemáticos.

Atividade 01
Música e Matemática: União que dá certo
Para a realização desta atividade o professor deverá gravar com antecedência o vídeo postado no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=HG4WbT2cFN8&feature=youtu.be, para que seja possível a execução do mesmo em um aparelho de DVD.
Após assistir o vídeo e fazer uma breve reflexão explorando os conteúdos matemáticos presente na música o aluno deverá procurar na cruzadinha abaixo os conteúdos.
Atividade 02
Entregar a letra da música Aula de Matemática de Tom Jobim e Marino Pinto.

Aula de Matemática
Marino Pinto e Tom Jobim
Pra que dividir, sem raciocinar?
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B eu quero demonstrar
que eu gosto imensamente de você,
Por fração infinitesimal,
você criou um caso de cálculo integral.
E para resolver este problema,
eu tenho um teorema banal:
Quando dois meios se encontram
desaparece a fração
e se achamos a unidade,
está resolvida a questão.
Para finalizar vamos recordar
que menos com menos dá mais amor.
Se vão as paralelas ao infinito se encontrar,
Por que demoram tanto dois corações a se integrar?
Se desesperadamente, incomensuravelmente,
eu estou perdidamente apaixonado por você.

  • Pedir aos alunos que circulem todos os termos matemáticos. Em seguida, pedir para que eles procurem no dicionário o significado dos termos desconhecidos.

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