terça-feira, 22 de novembro de 2011

Respeito às individualidades e conhecimento de suas origens

Autora: Lúcia Nazária Lisboa Araújo. 
Escola: EE Padre Egydio Reis - Senhora dos Remédios - MG
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
História
Tema 
Respeito às individualidades e conhecimento de suas origens

Dados das Aulas: 

O que o aluno poderá aprender com estas aulas:

  • Discutir a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade, bem como as relações que existem entre as classes sociais.
  • Valorizar a diversidade cultural considerando critérios éticos.
  • Valorizar as diferenças individuais, respeitando e valorizando as diversas habilidades.
Duração das atividades: 
04 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno. 
Discriminação e preconceito racial
Pluralidade cultural
As diversas habilidades e seus valores
Produção textual 
Estratégias e recursos da aula:

1ª Etapa - Inicialmente, será feito em sala de aula, uma discussão com os alunos, a respeito do tema:  Respeito às individualidades e conhecimento de suas origens 

 

Trabalhar o texto:  

A composição étnica da população brasileira

Usando o Projetor multimídia

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.

A composição étnica dos brasileiros é um conteúdo muito importante, passível de uma atenção especial por parte do educador ao aplicá-lo em sala de aula. Mostre aos alunos a diversidade étnica da população nacional e como esse fator contribuiu para a nossa identidade cultural; demonstre aspectos culturais presentes em nossas vidas, originários dos indígenas, portugueses, africanos, além dos outros imigrantes europeus, árabes e asiáticos.

No objetivo de promover a reflexão dos estudantes, pergunte sobre a origem étnica de seus familiares, demonstrando a ampla mistura étnica que há em nossa nação. 
A diversidade étnica da população brasileira 
É sempre importante ressaltar que nos estados brasileiros não há homogeneidade étnica, e sim, a predominância de vários grupos. A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país.
A região Sul teve os europeus como principais povos ocupantes do território; na Amazônia, predominam os descendentes indígenas; os afro-descendentes são maioria no Nordeste brasileiro. No entanto, existe grande diversidade mesmo entre essas regiões, pois além de ter ocorrido a miscigenação nesses locais, há um grande fluxo migratório entre essas partes do Brasil. 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

2ª Etapa - Os alunos serão organizados em grupos e orientados a fazerem pesquisa sobre: preconceito, a discriminação racial ou a pluralidade cultural.

3ª Etapa - Após o resultado das pesquisas montar um mural com os dados obtidos na pesquisa, usando gravuras de revistas, jornais para ilustrar, destacando as habilidades diversas e as diversidades culturais.

 4ª Etapa –Assistir vídeos sobre a pluralidade cultural, produzir textos sobre os assuntos dos vídeos e também sobre os debates, dividir a turma em grupos e com ajuda do professor digitar esses textos, expor estes textos no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso aos mesmos.

Vídeos:
-Diversidade cultural no Brasil.WMV, por an000622
 

-Diversidade cultural brasileira por alineback01
 

-Raças e etnias brasileiras, por betahigu
 

-Identidade cultural, por ThaianaAsa
 
http://www.youtube.com/watch?v=YFwxoIpnrzU

5ª Etapa – Promover um debate entre os alunos sobre as diversas habilidades e o reconhecimento de seus valores e dentro deste contexto trabalhar a diversidade cultural da sociedade em que convivem, como: escola, rua, os vizinhos, etc...
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer e valorizar o outro, respeitando suas limitações, aprender que um todo é formado com a parte que cada um tem a oferecer.
Valorizar as trocas de experiências. 
Elaborar conceitos sobre o racismo
Conhecer sobre origens do racismo e suas consequências na sociedade atual
Identificar  atitudes de racismo no seu cotidiano  e propor alternativas para superá-lo
Reconhecer a pluralidade cultural de sua nação, a partir do reconhecimento de sua comunidade.
Recursos Educacionais
Avaliação
A avaliação  acontecerá ao longo do desenvolvimento das atividades, observando se os objetivos foram alcançados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário