terça-feira, 16 de agosto de 2011

Trabalhando Ordem alfabética

Autora: Maria Goretti de Oliveira
Escola: EE. Cônego Luiz Giarola Carlos - Barroso - MG

Estrutura Curricular
Modalidade/ Nível de Ensino
Anos Iniciais ( Sala Recurso AEE)
Componente Curricular
Língua Portuguesa
Tema
Trabalhando Ordem Alfabética

Tempo Previsto 
2 Módulos de 1 hora ( totalizando 2 horas)

Dados da aula
Esta aula será para alunos da Sala Recurso AEE ( Atendimento Educacional Especial ) do tipo Dificuldade de Aprendizagem. Com esta aula o aluno utilizará habilidade em estimular o raciocínio, pensar, observar e relacionar diferença e semelhança entre as palavras.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: O professor deverá passar uma caixinha tendo dentro fichas com palavras do conhecimento dos alunos.

  • O aluno retira por sua vez uma ficha, lê a palavra, soletra e deverá dizer uma outra palavra que começa com a mesma letra ou a mesma silaba.
  • Estimular os alunos a descobrir qual a palavra maior que está em suas mãos, e comparar as semelhanças e diferenças entre uma palavra e outra.
  • Por último pedir os alunos que colocam as palavras em ordem alfabética, observando a primeira letra e a primeira silaba.

2º Momento: Levar os alunos até a sala de computação direcioná-los ir até GOOGLE e pesquisar http//guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-2htm, onde tem uma atividade que terão que colocar as palavras em ordem alfabética ou então ir ao site www.brincandoseaprende.com.br e clica na Língua Portuguesa e lá encontrará esta atividade e outras atividades educativas que estará estimulando o raciocínio e a atenção do aluno.

Avaliação: 
A avaliação acontecerá no desenvolvimento das atividades, na observação contínua de cada aluno , auxiliada por anotações feita pelo professor registrando as facilidades e as dificuldades que eles encontraram no decorrer das realizações das atividades , observam se os alunos foram capazes de entender e compreender a ordem alfabética.
Se desejar dar uma última atividade, entregue a eles várias fichas com palavras e peçam que coloque em ordem alfabética, assim você também poderá está avaliando o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário