terça-feira, 16 de agosto de 2011

Estudo do solo: minhocário

Autora: Maria Goretti de Assis Barbosa
Escola: EE Urquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular
Ciências Naturais
Tema
Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer e observar os diferentes tipos de solo;
• Perceber a importância do solo para a sobrevivência;
• Reconhecer o solo como ambiente, com os seres vivos e sua importância para estes e
para a agricultura;
• Fazer relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o meio
ambiente.

Duração das Atividades


04 aulas (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com o aluno
Conhecimentos básicos sobre a importância do solo.

Estratégias e recurso da aula

1- Dinâmica: Tempestade Cerebral.
Levantar as questões:
-O que é solo para você?
-O que conhecem sobre o solo?
-O que acontece com o solo quando chove?
-Que tipos de solo conhecem e para que serve?
Registrar no quadro de giz tudo que a criança fala sobre o solo.

2- Roda de conversa.

Promover uma discussão a partir de um ovo cozido e cortado ao meio, fazendo comparações entre ele e o solo visto em corte. Estimular o aluno a refletir e concluir que, assim como o ovo tem camadas (casca, clara e gema),o solo também tem.

Fazer experimentos para explicar que o solo é formado por camadas.

3- Projeção em vídeo do filme “SOLO”.
http://www.youtube.com/watch?v=bPrpyyDNTDo&feature=related

Após assistir o vídeo, a professora deverá despertar nas crianças o desejo de pesquisar no Google, os tipos de solo e importância para os seres vivos e agricultura.

Cabe a professora pedir cada criança para desenhar aquilo que mais lhe chamou
atenção.

4- Pesquisa de campo 
Solicite que façam um passeio aos arredores da escola, horta, para observação e coleta de solos diferentes, podendo também trazer da sua casa.
Conversar com o produtor da horta escolar a respeito da terra e do aproveitamento do solo.
Cada grupo deverá trabalhar com uma amostra de solo. Observar as cores, a presença de torrões, pedriscos, areia, materiais diversos, partes de vegetais e animais. Faça uso da lupa.
Descreva cada amostra coletada. Elas são iguais ou diferentes?

5- De volta a sala de aula 
Aa professora deverá retomar a conversa sobre solo, sua composição, formação e vantagens do húmus.

6- Solo sendo preparado para o minhocário
Fazer o minhocário.
Pesquisa em revistas, livros, vídeos e Internet, informações sobre as minhocas.
Registrando a pesquisa
Trabalho em grupo – Responda:
- Porque as minhocas são importantes para a formação do solo e para a agricultura?
- O que as minhocas comem?
- Como é o corpo das minhocas?
- Como elas locomovem?
- Como fica o solo onde elas vivem?
Apresentação do minhocário pelos alunos no dia da Culminância do Projeto GDP- Meio Ambiente.

Recursos Complementares
Fonte:
http://www.embrapa.br/embrapa/impresa/artigos/2005/artigo.2005-12-
07.0551511763
Sugestão de leitura: A horta de Horácio
Autora: Lúcia Pimentel Góes
Editora Scipione.

Avaliação

A avaliação ocorrerá em todos os momentos da aula através de observação sistemática assim como, a partir do envolvimento, interesse dos (as) alunos (as) nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário