segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BULLYING ... Prevenir é a melhor saida


Autora: Maria Aparecida Pereira Mayrink
Escola:  EE Cônego Luiz Giarola Carlos - Barroso – MG

Estrutura Curricular

Modalidade/Nível 
Ensino Fundamental inicial
Ensino Fundamental final
Ensino Médio
Componente Curricular
Ética 
Educação Religiosa
Tema
Respeito mútuo
Justiça
Construção da identidade e da Autoestima
 
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  •  Conhecer o conceito de Bullying
  •  Identificar causas e conseqüências do bullying
  • Perceber os valores pessoais como,Ser único nós somos diferentes,mas perante as leis somos todos iguais.
  •  Despertar a consciência da importância da solidariedade no convívio social, observância da justiça social e segurança publica para a busca da paz..

Duração das atividades
03 aulas (50 minutos cada)

Estratégias e recursos da aula
Os recursos usados para essa aula são um notbook e um retroprojetor para a exibição do filme e slides sobre o tema ,e o laboratório de informática para as pesquisas que os alunos farão sobre o tema.

1º momento:
Exibir o filme” O que é Bullying” 


7 min - 12 out. 2008 - Vídeo enviado por viecofilia
O BULLYING NAS ESCOLAS, UM VERDADEIRO TRATADO SOBRE O ASSUNTO
youtube.com
Após a exibição do slide ,deixar que os alunos façam comentários.
 
2º momento:
Exibir o filme: As melhores coisas do mundo (encontrado em locadoras de filmes)
Combinar com os alunos que, quando quiserem poderemos interromper para fazermos comentários sobre determinada cena.

Sinopse:
Mano tem 15 anos, adora tocar guitarra, beijar na boca, rir com os amigos, andar de bike, curtir na balada. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto nem sempre é tarefa fácil: a popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor. Em meio a tantos desafios, Mano descobre e inventa As Melhores Coisas do Mundo.
Informações Técnicas:
Título original: As melhores coisas do Mundo
Duração: 107 minutos (1 hora e 47 minutos)
Gênero: Drama
Direção:Laís Bodansky
Ano: 2010
País de Origem: Brasil
3º momento:
Entregar para os alunos uma folha com a origem do nome BULLYING
Porque o nome em inglês
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, significa ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos estudiosos do assunto o denominam "violência moral", "vitimização" ou "maltrato entre pares", uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais — no caso, estudantes. Como é um assunto estudado há pouco tempo (as primeiras pesquisas são da década de 1990), cada país ainda tem de encontrar uma palavra, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.
Comentar com os alunos sobre as tragédias que acontecem no Brasil e no mundo envolvindo crianças o adolescintes,como na escola de Realengo zona norte do Rio de Janeiro,etc.
4º momento:  
Usando a interdisciplinaridade .posso pedir o apoio da professora de artes para que oriente os alunos no trabalho sobre o tema.

Os alunos vão pesquisar sobre como evitar o bullying e confeccionar cartazes, escrever poesias ,textos ,desenhos grafitismo e com esse material vamos montar um painel na escola.

Avaliação:
Avaliar a participação nas aulas
Interação entre os colegas.
A avaliação dos alunos se dá a todo momento e terá sua culminância
com a apresentação de um painel contra o bullying na escola.

Pretendo a partir desta aula , montar um projeto para trabalhar com toda a escola.

Bibliografia

http://www,novaescola.abril.com.br/criançaeadolescente/comportamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário