terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ciclos da Natureza

Autora: Maria Aparecida das Mercês Carvalho
Escola: EE Urquiquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios


Estrutura Curricular

Modalidade/Nivel de Ensino
Ensino Fundamental Inicial

Componente CurricularMeio Ambiente

Tema
Ciclos da natureza


Dados da aula
- O que o aluno poderá aprender com esta aula?

A importância do ciclo da água para o meio ambiente como o cultivo das plantas e de pequenas espécies de animais que aparecem equilibrando naturalmente a  umidade do solo.

Duração das atividades
4 aulas - 50 minutos 
 
Atividade 1

Conhecimentos prévios trabalhados com o professor com o aluno

É importante que observem a natureza em que vivem e acompanhem as mudanças naturais e conheçam alguns como a chuva, a evaporação.

Trabalhar a oralidade fazendo um comentário no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida.Os alunos devem registrar os conhecimentos prévios sobre o tema proposto :Os ciclos da água.

O professor deverá anotar as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e deverá solicitar a turma que observe na semana a seguir o tempo,verificando se houve chuva, secas e também o rio próximo da escola,incentivando-os a observarem o nível,o volume e coloração da água e também o estado de conservação das matas ciliares.

Problematização:

Sugerir questões que podem ser levantadas despertando o interesse sobre o tema:

-De onde vem a água?

-Qual a importância da água para o meio ambiente?

-A água está disponível para toda a comunidade?

-Existem pessoas que não tem acesso a água?

-Qual a qualidade da água em nossa comunidade?

Atividade 3

Propomos um trabalho de campo na horta Escolar para observar como nesse espaço é possível o cultivo das plantas e o aparecimento de pequenas espécies de animais,assim como o equilíbrio natural de umidade da terra.

Pesquisa com o servidor que trabalha na horta Escolar em forma de entrevista analisando a questão ambiental atual com destaque sobre o ciclo da água.

Atividade 4


Acessar o vídeo –“o ciclo da água” mostrando os caminhos da água até chegar as casas das pessoas.

Atividade 5

Sugerir que a PEUB conte a história de Literatura Infantil “A gotinha Plim Plim de Gerusa Rodrigues Pinto da coleção Encanto e Ternura.

Atividade 6

Jogos educativos e vídeos na sala de Informática para os alunos.

Avaliação

Contagem de uma história em fatos: A nuvenzinha esperta. Como sequência didática um conjunto de atividades registrando a participação dos estudantes nas diferentes atividades e examinar as produções de textos realizados por eles ou recontando oralmente ou ilustrando através de desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário