terça-feira, 16 de agosto de 2011

Matemática com Tangram

Autora: Iolanda Carmelita Nogueira de Faria.
Escola: EE “Urquiza Diniz Chagas” - Sra. dos Remédios - MG

ESTRUTURA CURRICULAR
 
Nível de ensino/Modalidade
Ensino Fundamental Inicial.
Conteúdo Curricular 
Matemática.
Tema 
Espaço e Forma.

Dados da Aula: 
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Conhecer a história do tangram.
- Explorar a coordenação motora e a criatividade.
- Criar um tangram.
- Trabalhar em grupo.
- Identificar algumas formas geométricas presente no tangram.
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita.

Duração das atividades:
4 aulas de 60 minutos cada uma.

Estratégias e recursos da aula.
1ªAtividade:
Organizar a turma em círculo e dizer aos alunos que irão aprender sobre um jogo inventado em outro país que se chama tangram. Apresentar o jogo Tangram e contar a história de sua origem. Diz á lenda que o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços.
Levar os alunos até o laboratório de informática e pedir que acesse os sites:
No 2º site, você encontra uma historia para poder iniciar o trabalho com Tangram, uma historinha para se fazer o Tangram usando dobradura e algumas atividades.
Deixar os alunos fazer alguns comentário ,em seguida entregar uma folha de papel branca e peça que faça um desenho retratando a história do Tangram. Compare os desenhos e depois cole-os no mural da sala de aula.
2ª Atividade:
Dividir os alunos em dupla, distribuir o quebra cabeça feito com papel cartão para que possa manuseá-lo conhecendo assim suas 7 peças que são, 5 triângulos sendo 2 grandes 1 médio e 2 pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Depois deixar que cada um construa o seu Tangram.
3ª Atividade

Os alunos irão montarem animais ,plantas objetos,dentre os formatos; cada grupo deverá produzir uma história utilizando as sete peças do Tangram. Organize o texto e coloque o desenho na folha branca e produz um pequeno texto onde o texto deverá ter começo, meio e fim, em seguida cada grupo apresentará o seu texto;colar no mural da sala de aula.

4ª Atividade
Ir com os alunos no laboratório para acessar o saite onde se encontra animação de figuras do circo com peças do Tangram.
5ª Atividade
-Propor desafios para os alunos em duplas
1° Passo: Com 2 peças, construir 1 quadro,depois mudando as peças construir novo um triangulo e finalmente,forme com as mesmas peças,um quadrilátero que não seja um quadrado.
2º Passo: Forme um quadrado com apenas 3 peças do Tangram,com as mesmas peças usadas na atividade anterior,construa um triangulo.Partindo do exercício anterior,mova uma peça para formar um retângulo e mova uma peça novamente e forme um paralelograma.
3° Passo:Com o triangulo médio e os dois triângulos pequenos, forme um quadrado que não seja nem o retângulo nem paralelograma.
Avaliação:
O professor deverá avaliar a participação na construção das peças do Tangram e na produção de textos,registros individuais as facilidades de cada aluno com relação à origem e composição do tangram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário