segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalhando com fábulas


Autor: Marilda Paiva.
Escola: E. E. Antonino Teixeira de Carvalho – Município de Alto Rio Doce MG

Estrutura Curricular

Modalidade/ nível de ensino:
Ensino Fundamental Inicial
Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa
Artes

Tema:

  • Criar textos de gêneros diversos;
  • Apropriação do sistema da escrita;
  • Trabalhando com gêneros discursivos;
  • Estimular a criatividade.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Identificar a estrutura de uma fábula;
  • Escrever textos com gêneros diversos;
  • Promover a criatividade dos discentes;
  • Estimular a atenção;
  • Entender a moral de uma história;
  • Capacidade de criar desenhos a partir do texto lido. 

Duração das atividades

50 minutos aproximadamente. 


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Desenvolvimento 

1a atividade :

  • Para dar início a esta aula, o docente deve gravar com antecedência a fábula A raposa e o corvo, disponível no seguinte endereço: http://youtu.be/D5oGfWvYG4Y. Após assistir o vídeo, os alunos irão comentar as partes das quais eles mais gostaram na fábula. A partir da fábula original os alunos serão convidados a recontar a fábula oralmente.

2a atividade :

  • O professor irá distribuir a fábula para os alunos.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta idéia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro "Cróóó!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!

Moral: cuidado com quem muito elogia.
Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas
  • Em seguida os alunos deverão fazer o estudo orientado do texto, respondendo atentamente as seguintes questões:

Questões

01- Quem são os personagens da história que você acabou de ler?
02- Onde a história acontece?
03- Como as falas das personagens são apresentadas?
04- Qual a moral da história? O que você achou deste ensinamento?
05- Em sua opinião, os personagens da fábula realmente agem como animais ou eles
apresentam características e comportamentos próprios de seres humanos?
06- Ilustre a fábula que você acabou de ler.

3a atividade:
Os sons dos animais 

Releia o seguinte trecho da fábula:
“Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro ‘Cróóó!’”

Estabeleça a relação entre as palavras aos sons dos respectivos animais. 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário