terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alfabeto


Autora: Ana Lúcia de Freitas Barros
Escola: EE Antonino Teixeira de Carvalho - Alto Rio Doce - MG

Componente Curricular
Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular
Língua Portuguesa
Tema: Alfabeto


O que o aluno deverá aprender com esta aula:
Que o princípio alfabético é que regula o sistema de escrita e que a comunicação oral e escrita se dá através do mesmo.
Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Dominar a natureza alfabética do sistema de escrita.
Ler e compreender frases.
Compreender globalmente o texto lido, identificando o assunto principal.
Inferir informações.

Material necessário:
Livro: No reino das letras felizes de Lenira Almeida Heck, Editora Univates, retirado da biblioteca virtual/site www.dominiopublico.gov.br
CD: Xou da Xuxa  Vol.3 e 
Bingo

Duração das atividades:
03 aulas

Conhecimentos prévios:
Aguçar a curiosidade dos alunos para o que vai ser trabalhado, despertando o interesse sobre a temática.

Estratégias:
As atividades relacionada à leitura serão ministradas na sala dos professores  onde os alunos em pequenos grupos usarão o computador.

1ª AULA:
Falar sobre a importância das letras na comunicação oral e escrita e propor que realizem as atividades abaixo.
Abaixo você encontra o conjunto de letras do alfabeto.
Circula letras que aparecem em seu nome.

Trabalhar o alfabeto de maneira lúdica, usando “Bingo do abecedário.”
Complete a cartela abaixo, escrevendo nos quadrinhos em branco as letras do alfabeto que quiser, sem repetir nenhuma delas.
Vou sortear algumas letras e se tiver na sua cartela, marque-as. O primeiro a completar a cartela, ganha o jogo.
2ª AULA:
Retomar oralmente os aspectos tratados na aula anterior. Após comentar sobre a importância das letras, dizê-los que vamos trabalhar o abecedário usando uma música.
CD Xou da Xuxa- vol.03
Agora é hora da música. Os alunos formarão um circulo, onde será feito perguntas, como:
Que tipo de música vocês gostam?
Quem sabe cantar uma música que fala as letras do alfabeto?
O professor colocará o CD com a música “ Abecedário da Xuxa”.

Depois de ouvirem a música, o professor fará as seguintes perguntas:
Quem já conhecia essa música?
O que acharam da canção?
Distribuir a letra da música para os alunos lerem e em seguida todos lerão voz alta.
Propor aos alunos que escrevam seu próprio abecedário usando: nomes de frutas, animais, pessoas...
No final da atividade, pedir aos alunos que ilustrem algo relativo a música.

3ª AULA:
Retomar o tema da aula anterior.
Levar os alunos para a sala dos professores, onde ficam os computadores.
Em pequenos grupos, os alunos deverão acessar o site www.dominiopublico.gov.com – literatura infantil, onde encontrarão a relação de obras de vários autores, devendo acessar a obra de Lenira
Almeida Heck “No reino das letras felizes”.
Apresentarei capa do livro e farei os seguintes comentários.
Qual é o nome da história?

Você já conhecia este livro?
E a autora, já conhecia?
Que letras aparecem na capa? Onde elas aparecem?

Vamos a leitura do texto.
Solicitar a um aluno do grupo para que faça a leitura em voz alta aos demais. Ao terminar farei a leitura em voz alta e com fluência para os alunos. Em seguida farei perguntas sobre o texto lido.
Após discussão, retornaremos a sala de aula, onde farão a interpretação escrita do texto.
De que se trata o livro?
Qual foi o objetivo do grande baile?
Após o baile aconteceu o que a princesa esperava?

Sugerir que ilustrem o texto.

Avaliação:
A avaliação se dará durante todo o processo da aprendizagem. Durante as atividades e discussões nas aulas, verificar se os alunos identificam as letras do alfabeto e se fazem distinção entre as letras maiúsculas e minúsculas, como também se compreendem que nosso sistema de escrita representa sons ou fonemas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário