segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alguns Representantes da Geração Romântica no Brasil


Autora: Juliana Cabral Viana Nunes
Escola: EE Jaime Calmeto – Município de Desterro do Melo - MG

ESTRUTURA CURRICULAR

Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Médio
Componente Curricular: Literatura
Tema: romances urbanos e indianistas
Assunto: Estudos literários, análise e reflexão

DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar obra de Joaquim Manuel de Macedo;
  • Analisar obra de Manuel Antônio de Almeida;
  • Conhecer José de Alencar como o escritor romântico que escreveu romances urbanos, históricos, regionais, rurais e indianistas;
  • Ler e refletir sobre obras e autores do romantismo brasileiro.
Duração das atividades.
  • Oito aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos.

  • Características do Romantismo.
  • Primeira e segunda geração do romantismo

Estratégias e Recursos de Aula.
- Utilização do laboratório de informática.
- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

1ª AULA

Dividir a turma em cinco grupos.
Sugerir a cada grupo a leitura de uma obra literária: Luciola, Senhora e Iracema – José de Alencar,
A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo, e Memorias de um sargento de milícias de Manuel Antônio de Almeida.
Cada grupo escolherá a sua Obra.

- 2ª AULA
Como motivação, levar a turma ao laboratório de informática para assistirem a vídeos relacionados aos autores e as obras que eles escolheram. Em seguida, ou simultaneamente, lerão textos disponíveis nos sites: WWW.bibivirt.futuro.up.br/index.html, WWW.mundocultural.com.br/biblioteca, WWW.noxinvitro.com?carus/felix.

3ª AULA
Provocar uma interação com os alunos, pedindo-lhes opiniões e relatos sobre o a obra a qual eles estão lendo. Em seguida sugerir a continuação da leitura das obras.

4ª AULA
Levar a turma ao laboratório de informática para acessarem o site: WWW.graudez.com.br/literatura/romantismoprosa.html, em seguida, ou simultaneamente aplicar a atividade com as questões:
    1. Como era a sociedade brasileira do século XIX?
    2. E a literatura como era concebida?
    3. Qual era a temática dos romances de então?
    4. Vários foram os escritores que se destacaram na época. Qual a importância de:
      1. José de Alencar:
      2. Manuel Antônio de Almeida:
      3. Joaquim Manuel de Macedo:
5ª AULA
Leitura das obras
6ª AULA
Leitura das obras
7ª AULA
Algumas questões serão sugeridas para que cada grupo faça uma interpretação da obra lida:
1- Há no texto marcas do Romantismo? Destaque-as.
1- É possível determinar a classe social a que pertencem os personagens?
2- Que traços românticos distinguem a personagem principal das demais?
3- Nas descrições, o que predomina.
Encerrar as atividades fazendo uma avaliação oral sobre Romantismo, os autores e obras estudadas, sugerindo aos alunos a apresentarem de forma criativa as obras lidas por cada grupo.
8ª AULA
Apresentação de trabalhos.
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da produção das atividades escritas e quando da avaliação final oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário