Autora: Sirlene de Paula Alvim
Escola: E. E. “José de Oliveira”- Santana do Garambéu
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Médio e EJA
Ensino Médio e EJA
Componente Curricular
Física
Física
Tema
Calor, ambiente e usos de energia
Calor, ambiente e usos de energia
Dados da aula
- O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Estudando o tema proposto o aluno entenderá de forma clara a relação entre calor, ambiente e usos de energia.
O aluno vai estar ciente que a ação do homem de forma incorreta, poderá acarretar sérios prejuízos à nossa volta
- Duração das atividades: 2 horas-aula de 50 minutos.
- Conhecimentos prévios trabalhados pelos alunos: Iniciando com uma conversa informal, será possível, perceber conhecimentos da turma em relação ao tema proposto, pois já iniciaram o estudo do tema e o mesmo faz parte dos assuntos da atualidade, em grande destaque através dos meios de comunicação.
- Estratégia e recursos da sala:
Conversa Informal.
Pesquisa do tema na internet.
Discussão sobre o tema (assunto).
Vídeos
- O Efeito Estufa
- Impacto das Mudanças climáticas no Brasil.
Após assistir os vídeos, em dupla, os alunos deverão fazer uma análise, destacando os seguintes itens.
- Mudanças Climáticas
- Fontes de energia alternativa
- Migração de pessoas
- Equilíbrio energético
- Aumento da quantidade de gás carbônico.
- Projeções da temperatura na América do Sul, dentre outros.
Desafio: Você tem uma única pedra de gelo e uma lata fechada de refrigerante. Você não tem copo ou qualquer outro recipiente e vai beber o refrigerante diretamente na lata. Você também não tem como moer o gelo para fazê-lo passar pela abertura da lata. Qual é o melhor procedimento para esfriar o refrigerante, antes de abri-lo usando essa única pedra de gelo? Justifique.
Avaliação
- Experiência: Efeito Estufa
Utilizando 2 copos com água, papel alumínio, caixa de sapato, tesoura e filme plástico os alunos deverão demonstrar a diferença do calor conforme locais diferentes no ambiente e comprovar a irradiação térmica no cotidiano.
Empurre até entrar
ResponderExcluir