sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Efeito Estufa, Mudanças Climáticas e Aquecimento Global



Autora: Sirlene de Paula Alvim
Escola: E. E. “José de Oliveira”- Santana do Garambéu

Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino 
Ensino Médio e EJA
Componente Curricular 
Física
Tema
Calor, ambiente e usos de energia

Dados da aula
  • O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Estudando o tema proposto o aluno entenderá de forma clara a relação entre calor, ambiente e usos de energia.
O aluno vai estar ciente que a ação do homem de forma incorreta, poderá acarretar sérios prejuízos à nossa volta
  • Duração das atividades: 2 horas-aula de 50 minutos.
  • Conhecimentos prévios trabalhados pelos alunos: Iniciando com uma conversa informal, será possível, perceber conhecimentos da turma em relação ao tema proposto, pois já iniciaram o estudo do tema e o mesmo faz parte dos assuntos da atualidade, em grande destaque através dos meios de comunicação.
  • Estratégia e recursos da sala:
Conversa Informal.
Pesquisa do tema na internet.
Discussão sobre o tema (assunto).
Vídeos
  • O Efeito Estufa
  • Impacto das Mudanças climáticas no Brasil.
  • Observação do Aquecimento Global. (disponíveis no portaldoprofessor)

Após assistir os vídeos, em dupla, os alunos deverão fazer uma análise, destacando os seguintes itens.
  • Mudanças Climáticas
  • Fontes de energia alternativa
  • Migração de pessoas
  • Equilíbrio energético
  • Aumento da quantidade de gás carbônico.
  • Projeções da temperatura na América do Sul, dentre outros.
Desafio: Você tem uma única pedra de gelo e uma lata fechada de refrigerante. Você não tem copo ou qualquer outro recipiente e vai beber o refrigerante diretamente na lata. Você também não tem como moer o gelo para fazê-lo passar pela abertura da lata. Qual é o melhor procedimento para esfriar o refrigerante, antes de abri-lo usando essa única pedra de gelo? Justifique.

Avaliação
  • Experiência: Efeito Estufa
Utilizando 2 copos com água, papel alumínio, caixa de sapato, tesoura e filme plástico os alunos deverão demonstrar a diferença do calor conforme locais diferentes no ambiente e comprovar a irradiação térmica no cotidiano.



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