sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Leitura Escrita e Oral

Autora: Elenice Marta Rosa Carvalho
Escola: EE Urquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios - MG


Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Ensino Médio
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
 
Língua Portuguesa
Tema
Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Desenvolver as habilidades de leitura oral, atentando para os seguintes aspectos:
entonação, dicção, pontuação correta e fluência.
Desinibir– se para a prática de leitura em público.
Ler diferentes gêneros textuais em prosa.
Exercitar a escuta.
Usar a internet para pesquisar diferentes gêneros textuais.
Preparar um texto para leitura em público.
Desenvolver o interesse pela leitura de diferentes textos em prosa.
Aprender a postura adequada para apresentação da leitura oral em público.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos, aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Consideramos a experiência de leitura oral de textos trabalhados nas aulas Língua Portuguesa, principalmente; saber utilizar a internet.

Estratégias e recursos da aula

Recursos
Textos xerocados
Laboratório de Informática

Aula 1

1º momento


Laboratório de Informática

Os alunos pesquisam no dicionário o significado de entonação, dicção e fluência e anotam no caderno. Ainda no Laboratório de Informática, eles assistem a vídeos dos jornais falados de diferentes emissoras de TV.

Vídeos Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=BLyDHzGq3Dw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=oBbg2zqxb2A&NR=1

A partir de um roteiro preparado pelo professor, eles ouvem e observam o/a locutor/a falando, para marcar a alternativa que melhor corresponde aos aspectos:

Entonação

( ) Tom de voz firme, elevando e descendo a voz, fazendo pausas, facilitando o
entendimento do texto.

( ) Tom de voz inexpressivo; o texto é falado sem pausas.

Dicção

( ) A pronúncia das palavras não é de fácil compreensão.

( ) As palavras e frases são ditas de forma clara e compreensível.

Fluência

( ) O/a locutor/a fala de maneira espontânea/natural e diz o texto com facilidade, sem gaguejar.

( ) O/a locutor/a fica “preso/a” ao texto, apresentando dificuldade ao expressar as
palavras e frases.

Postura

( ) O/a locutor/a se apresenta de forma ereta, mas de maneira descontraída, “solta”.

( ) O/a locutor/a está em posição curva, olhando o tempo todo para o texto.

Aula 2

1º momento


Discussão das respostas dadas ao roteiro, comentando-as e explorando os recursos usados para se falar um texto na TV.


O professor faz um levantamento dos alunos que freqüentam igrejas ou templos ou outros lugares em que possam observar a leitura das pessoas para um público. Pede que anotem suas observações de acordo com o roteiro acima.

2º momento – Laboratório de Informática

Em grupo, o professor orienta-os a acessar os links abaixo, que explicam como deve se comportar uma pessoa diante a um público:


http://www.youtube.com/watch?v=fBJaCMZttlY&feature=PlayList&p=8C38F593C2B7CC73&index=2

http://www.youtube.com/watch?v=LgJYjUWDYfk&feature=related

Aula 3

1º momento

Os alunos apresentam suas anotações para a turma, explicando e avaliando o que viram e ouviram da pesquisa feita segundo as orientações da aula 2, 2º momento. Eles comparam os dados da pesquisa com o que assistiram nos vídeos, comentando se as pessoas que ouviram, nos lugares onde observaram a leitura, se comportaram de acordo com o que foi explicado nos vídeos.

2º momento

O professor orienta os alunos que selecionem, e levem para a aula seguinte, textos em prosa, de acordo com seu interesse por determinado tema, para serem lidos oralmente em sala de aula. O texto deve ter no mínimo 20 linhas e no máximo 40, o qual pode ter sido produzido pelo próprio aluno ou por um/a colega, ou, ainda, retirado da internet, de jornais, revistas, livros impressos, com exceção dos textos de livros didáticos do ano em curso.

Aulas 3, 4, 5, 6 aproximadamente
1° momento

Preparação da Leitura Oral


Atividade em grupo, a qual pode ser realizada no pátio, anfiteatro ou na quadra de esporte da escola

Os alunos se agrupam em 2 ou três elementos e fazem a preparação da leitura em voz alta para o colega, sob a orientação do professor, exercitando os  aspectos aprendidos, como: boa dicção, entonação, fluência e bom tom de voz de maneira que o público compreenda o que está sendo lido. Para a realização da leitura o aluno deve ficar de pé em postura adequada para se apresentar. A preparação deve continuar sendo feita em casa.

2º momento

Apresentação da Leitura Oral

Depois de preparados para a leitura em público, os alunos são levados para o anfiteatro, ou outro lugar adequado da escola, que seja amplo, e, em um púlpito, procedem à leitura oral dos textos escolhidos. Se houver possibilidade, o professor providencia com antecedência um aparelho de som e um microfone para que a leitura possa ser ouvida pelos presentes. Para atender a participação de todos, 5 alunos leem em cada aula. A atividade é filmada para que, posteriormente, a turma assista e avalie seu desempenho.

Obs.: Esta atividade pode ser apresentada para outras turmas. A partir desse trabalho, sob a orientação do professor, os alunos podem também produzir o Jornal Falado da Escola, que gravado em vídeo e publicados na página da internet da escola para ser acessado pela comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sugestões de atividades de leitura oral:

www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1212

Avaliação


Para avaliar a atividade, além do vídeo por meio do qual se pode avaliar o desempenho do aluno, forma-se uma banca constituída de cinco alunos mais o professor (ou outros educadores da escola), que observam se os critérios estabelecidos, quais sejam: boa dicção, entonação, fluência e bom tom de voz e a postura adequada foram atendidos. Ao final, professor e banca apresentam suas considerações sobre a leitura do aluno. Neste momento, os alunos ouvintes são avaliados quanto ao exercício da escuta. A avaliação pode ser feita quantitativamente, a partir dos critérios acima estabelecidos.

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