terça-feira, 16 de agosto de 2011

Água


 Autora: Raiane Caroline de Souza
 Escola: EE Urquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios - MG

Estrutura Curricular
Modalidade – Ensino Fundamental Inicial
Nível de Ensino Competente Curricular – Ciências naturais
Tema – Ambiente
Assunto – Água

Dados da Aula
Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.
Compreender a necessidade e a importância da água para a vida em geral.

Estratégias e recursos
Aula interativa;
Uso do laboratório de informática;
Carta;
Aula conceitual.

Motivação
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem ou sabem sobre o assunto. Após as discussões o professor irá dar continuidade pedindo que eles procurem em um dicionário e reflitam e escrevam sobre alguns significados da palavra água.

Atividade 1
Comece perguntando: “onde encontramos água?”. A idéia é que a turma perceba como essa substancia é abundante. Informa que, além de rios e mares existe água também no subsolo e no ar atmosférico. Peça que as crianças falem sobre o uso da água no dia a dia. É importante que as crianças percebam que a água vem da natureza.

Atividade 2
Relembrar com os alunos os lugares onde podemos encontrar água na natureza. Questione-os sobre sua importância e explique que todos os seres vivos necessitam de água para manter suas funções vitais. Para verificar a presença de água em um vegetal faça um pequeno buraco em uma batata cortada ao meio e coloque uma boa quantidade de sal nessa cavidade e deixe repousando enquanto você promove as discussões. No local em que o sal foi depositado, vai se formar uma poça de água, pois o sal “puxa” o liquido presente no interior do vegetal.
Perguntar se existe água no corpo humano e verificar se os alunos vão saber comprovar que sim.
Explicar que quando transpiramos ou urinamos perdemos água, por isso sentimos sede.

Atividade 3
Visita ao laboratório de informática para se interarem sobre os termos conservação e preservação. Solicite que os alunos pesquisem em fontes confiáveis na internet, instituições ou indústrias que tenham como meta a conservação ambiental. O objetivo dessa atividade é coletar informações sobre a importância de preservar e conservar a água.

Atividade 4
Apresentação da “Carta escrita no ano de 2070”.
Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=VuZ0Q4k1FWs&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário