Autora: Hélia Maria de Souza Pinto
Escola: EE “Cônego Luiz Giarola Carlos” - Barroso – MG
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente curricular
Matemática
Tema:
Multiplicação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O (A) aluno(a) vai desenvolver o raciocínio e com isso irá calcular mais rapidamente e perceber que a multiplicação nada mais é do que a adição propriamente dita, desmistificando o tabu de que multiplicação é muito difícil..
Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas ( 2 horas) em sala de aula e 01 aula no laboratório de informática.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos
Professor (a) é necessário que os alunos já tenham dominado a adição e tenha entendido o seu processo, pois a multiplicação é uma continuação e se o aluno ainda não venceu as etapas da adição e subtração, com certeza irá apresentar grande dificuldade em entender o processo da multiplicação, portanto faca uma sondagem para avaliar o nível de conhecimento de seus alunos.
Estratégias e Recursos da Aula
1ª Aula:
Para executar esta aula o professor irá apresentar uma faixa como o modelo, confeccionado em papel pardo, para que o aluno tenha uma visão total da faixa.
(A figura não representa seu tamanho real)
Em seguida explorar a faixa: cores e formas.
Entregar para os alunos uma malha quadriculada para que eles reproduzam a faixa na malha, meste momento é necessário raciocínio e atenção. (Tamanho real, anexo)
O professor(a), poderá usar papel coloridos e pedir aos alunos para recortar e colar na malha, poderá pedir para colorir a malha ou ainda pintar com tinta guache ou cola colorida de acordo com os recursos disponíveis na escola em que ele atua.
Vale a criatividade do Professor(a).
Após colorir a malha fazer questionamentos aos alunos:
Sua malha ficou igual a malha que está no quadro?
Quais as cores você usou para colorir o malha quadriculada? Escreva as cores em seu caderno.
Observando os quadrinhos que estão juntos responda:
Quantos quadrinho você coloriu de rosa? 4
Quantos grupos você coloriu de rosa? 4
Quantos quadrinhos você coloriu de rosa ao todo? 16
Portanto: 4 X 4 = 16
E se eu contar apenas 3 grupos, quantos quadrinho dão? 12
Portanto: 4 X 3 = 12
Fazer o mesmo com as outras cores.
O (A) professora deve usar a criatividade e a imaginação pois novas estratégias surgirão no decorrer da aula.
2ª Aula:
Levar os alunos para o laboratório de informática e trabalhar com o jogo:
www.brincandoseaprende.com.br, jogo: Tabuleiro da Tabuada (Quem será o campeão da tabuada?)
Avaliação
O processo de avaliação irá permear durante toda a realização da aula o(a) professor(a) deverá observar a participação dos alunos, pois é através desta que ele irá verificar se houve aprendizagem.
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