quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Saúde! Tem que ter atitude.



Autora: Valdirene de Fátima Araújo
Escola: EE Prefeito José Paulo de Assis - Senhora dos Remédios - MG
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular
Ciências Naturais
Tema 
Ser humano e Saúde

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância de uma boa alimentação.
  • Desenvolver a habilidade de coletar dados sobre os alimentos.
  • Investigar o valor nutritivo dos alimentos.
  • Identificar e diferenciar frutas, legumes e verduras.
  • Conscientizar-se dos danos causados pelos agrotóxicos nos alimentos.
Duração das Atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula 
1º Momento
Roda de conversa para comentar sobre os bons hábitos alimentares e porque precisamos nos alimentar bem, principalmente de frutas.
2º Momento
Sala de informática: assistir aos vídeos entrevista com a "nutricionista" falando sobre a importância das frutas em nossa alimentação no dia a dia e dicas de molhos e saladas com frutas, verduras e legumes.
3º Momento
Assistir o vídeo "Reportagem sobre os benefícios das frutas "
No portal "Sua Pesquisa.com", os alunos deverão ler sobre as características das frutas e fazer anotações em uma folha a parte sobre as vitaminas que elas possuem.


4º Momento
Após a leitura dos textos, com os dados coletados na pesquisa, elaborar uma tabela com algumas frutas e suas respectivas vitaminas.
Construir um gráfico com as frutas preferidas das crianças.
Frutas
Vitaminas
Maçã
B1 e B2
Abacaxi
C-B1 e A
Pêssego
C e A
Acerola
C
Laranja
C-A e complexo B
5º Momento
Assistir aos vídeos com a música "salada de frutas" e o outro com a nutricionista sobre suco de frutas.
6º Momento
Os alunos vão preparar uma deliciosa salada de frutas e suco de couve.
7º Momento
Roda de conversa: relatório oral feito pelos alunos para destacarem os cuidados necessários com nossa alimentação, nesse momento as crianças assumem o compromisso de agora em diante mudar seus hábitos alimentares, comendo mais frutas no dia a dia e no recreio escolar.
Avaliação
O professor deve observar a mudança de comportamento dos alunos em sua alimentação.
Referências:
Sites:
Vídeos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário