sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Educação Sexual e Informática


Autoras: Jorgyane Erasne Herthel Silva Souza, Maria José das Chagas, Miriam das Graças Cruz.
Escola: Escola Estadual "José Gonçalves de Araújo"
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
Ciências
Tema
Puberdade e Adolescência
Dados da aula
O aluno poderá aprender com essa aula:
  • Identificar as mudanças que ocorrem na puberdade no corpo das meninas e dos meninos.
  • Informar sobre os hormônios que são os causadores das modificações físicas no corpo feminino e masculino.
  • Enumerar os cuidados nessa fase tanto na parte de higiene quanto às relações sexuais.
  • Apontar os perigos de uma gravidez indesejada e precoce.
  • Apresentar informações sobre essas transformações através de video e depoimentos de adolescentes abordando a gravidez na adolescência.
Duração:
2 h e 10min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor e os alunos.
  • Informar que o individuo sofre constantemente mudanças fisiológicas e psicológicas.
E que essas mudanças tem características peculiares.

Estratégias e recursos em sala de aula:
Nesta aula estudarem sobre as mudanças físicas que ocorrem durante a adolescência de meninos e meninas – a puberdade. Sabe-se que durante um período a educação sexual nas escolas tinha como objetivo principal informar os alunos sobre as Dsts e a gravidez precoce.
Hoje, através de vários recursos podemos informá-los com certa precisão sobre as mudanças ocorridas no corpo, as reações causada pelos hormônios que surgem e agem com toda “força” no corpo feminino e masculino. A reflexão não será centrada apenas nas mudanças biológicas, mas numa reflexão que leva o aluno a compreender as mudanças ocorridas no seu corpo, o direito ao prazer e o exercício da sexualidade com responsabilidade. Será destacado nessa aula os assuntos que permeiam as conversas de roda entre eles, onde surgem indagações e curiosidades sobre diversos assuntos sobre a sexualidade. O professor ainda poderá criar um espaço permitindo que os alunos expressem suas dúvidas e relatem suas curiosidades. Essas dúvidas e curiosidades serão esclarecidas no decorrer da aula sem que o autor da pergunta seja identificado.
Será feito uma breve abordagem sobre o que é adolescência, os períodos que ocorre e as características de cada um. Outro ponto que merece relevância são as mudanças que ocorre no corpo da menina e do menino durante a puberdade e a sequencia com que ocorrem.
Como os alunos poderão alcançar os objetivos propostos:
Através de debates entre eles em que poderão expor suas ideias e opiniões. E ainda, após assistir um video educativo referente ao assunto abordado.(Episódio da Série Filhos Deste Solo, do Dr. Dráuzio Varella).
Como o professor irá ativar e esse processo:
Levantando situações – problema em que os alunos serão estimulados a emitirem suas ideias sobre mudanças que ocorrem no corpo do adolescente, analisando a informação através do vídeo que detalha o orgão reprodutor masculino, depoimentos de adolescentes grávidas etc.
Atividade:
  • No primeiro momento, a professora introduzirá o assunto em sala utilizandoa s seguintes perguntas:
O que é adolescência?
O que é puberdade?
Quais as mudanças que vocês percebem no corpo? ( Meninos – Meninas).
Quais as dúvidas mais comuns que vocês tem a respeito de relação sexual?
Para ajudá-los a entender as mudanças que ocorrem com meninos e meninas neste período, peça-lhes que anotem numa folha, individualmente, o que gostariam de saber, as dúvidas relativas ao assunto, principalmente aquelas que não se sentem à vontade para perguntar em voz alta diante dos colegas. Mais uma vez será informado que as respostas às dúvidas e curiosidades dos alunos serão discutidas e as dúvidas esclarecidas ao longo do desenvolvimento das aulas, sem que o aluno, autor da pergunta seja identificado.
Em seguida, os alunos serão levados para o laboratório de informática onde assistirão um vídeo com o Dr Dráuzio Varella abordando o assunto Puberdade e adolescência.
Após assistir o vídeo os alunos retornarão para sala formando grupos e cada grupo fará um relatório sobre o assunto apresentado e o vídeo assistido.
Avaliação:
O aluno será avaliado através da sua participação no decorrer da oficina onde poderá expor suas ideias e opiniões relacionadas ao assunto. Outro meio que servirá como processo avaliativo é a produção de texto que descreverá as informações que lhe foram importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário