quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sarau Infantil

Autora: Helenice Cristina Mendes
Escola: Escola Estadual Senador Antônio Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino
Anos Inicias do Ensino Fundamental

Componente Curricular
Língua Portuguesa

Tema
Comunicação Oral

Objetivos
- Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal.

Material Necessário
Filmadora, caixa de papelão, aparelho de som, CD A Arca de Noé - Vols 1 e 2 (vários intérpretes, Universal Music Brasil, www.universalmusic.com.br, 16 reais) e livros A Arca de Noé (Vinícius de Moraes, 64 págs, Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50 reais), Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56 págs, Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais) e Mais Respeito, Eu Sou Criança (Pedro Bandeira, 80 págs, Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais).

Desenvolvimento
- Primeira Etapa:
Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.

- Segunda Etapa:
Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.
- Terceira Etapa:
Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD.
- Quarta Etapa:
Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos.
- Quinta Etapa:
Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também.
- Sexta Etapa:
É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento.
- Sétima Etapa:
Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.

Produto Final
- Sarau Infantil.

Avaliação
Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário