sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Aprendendo o alfabeto


Autora: Lúcia dos Remédios Brandão Milagres
Escola: EE Governador Magalhães Pinto - Senhora dos Remédios - MG
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular
Português
Tema 
Ensinando o alfabeto

Duração das atividades
Duração de 100 minutos. 
 
Objetivo da Aula:
Os termos cognitivos a serem trabalhados com esta aula são:
*Ampliar seu conhecimento acerca do alfabeto:
*Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita dos nomes;
*Perceber a relação entre as palavras de um mesmo campo semântico;
*Ampliar seu repertório de nomes;
*Relacionar a letra inicial à palavra;
*Conhecer e utilizar no seu cotidiano mais uma brincadeira.

Estratégias e recursos da aula
A professora apresenta  um livro(como a exemplo ao lado), fazendo uma exploração da capa, pedindo sugestões sobre o que a  imagem quer dizer?


Logo após a professora ira explica à classe sobre o que o livro retrata. 
Então a professora inicia a leitura do livro, explorando a letra inicial com a qual começa cada palavra, após a leitura a professora combina com a turma de que eles montarão um alfabeto, escolhendo uma das palavras citadas no livro. 
Inicia essa proposta levantando a cartela correspondente à letra do alfabeto, então escolhe uma criança para dizer a palavra que escolheu, completando assim o alfabeto de A a Z. 


e assim sucessivamente...
Ao término desta atividade a turma terá mais  uma listagem que servirá de orientadora para a reflexão de suas hipóteses frente a construção da escrita. Esta deverá ficar em exposição na sala de aula a fim de ser consultada diariamente pelas crianças.
Como terceira atividade, a professora irá também combinar com os alunos que eles utilizem as palavras que foram registradas para formarem uma frase com iniciais de somente uma letra. Irá explicar que as palavras de ligação ( sem dizer dar a nomenclatura correta: preposição, artigo ...) que não precisam começar com a letra. Há uma intenção de ressaltar somente os substantivos, adjetivos e verbos.
Exemplo: Foi escolhida a letra D. O danado foi destruído pelo domador de dromedários.
Como quarta atividade a professora passara o vídeo do alfabeto da Eliana e a letra da musica do alfabeto da Eliana: 
Alfabeto- Eliana

O que é que começa com A?
Abacate e avião
O que é que começa com B?
Brincadeira e beliscão
O que é que começa com C?
Cachorrinho e caminhão
O que é que começa com D?
Dado, dedo, doi dedão
O que é que começa com E?
Eliana e empurrão
O que é que começa com F?
Faca, foca e feijão
O que é que começa com G?
Gato, garfo e garotão
O que é que começa com H?
Hot-dog e hamburgão
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com I?
Ivo, indio e injeção
O que é que começa com J?
Jacaré e jamelão
O que é que começa com L?
Lagartixa e lampião
O que é que começa com M?
Marmelada e macarrão
O que é que começa com N?
Narizinho e narigão
O que é que começa com O?
Olho, ovo e oração


O que é que começa com P?
Peniquinho, penicão
O que é que começa com Q?
Quarta, quinta sexta não
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com R?
Rabanada e requeijão
O que é que coemça com S?
Sapo, sopa e salsichão
O que é que começa com T?
Talharim e tubarão
O que é que começa com U?
Urubu e não sei, não
O que é que começa com V?
Vaca, velha e violão
O que é que começa com X?
Xororó e xuxuzão
O que é que começa com Z?
Zero, zorra e zangadão
Eu acho que já sabe ler
Quem cantar essa canção
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
Da, de, di, do


Recursos Complementares:
*A utilização do livro de livros diversificados.
*Vídeo do alfabeto – Eliana (http://youtu.be/BZr5Hi718qA)
*Letra da musica do alfabeto da Eliana
Forma de Avaliação
A professora verificará se eles compreenderam e o uso das letras do alfabeto,pois esta ajudará no processo de aquisição do código escrito.
Será mais uma oportunidade, frente a audição da história de construir o hábito de ouvir o outro, sabendo colocar-se quando necessário e no momento adequado.
Perceberá quais crianças demonstram mais ou menos dificuldades na decodificação do código escrito e quais se apropriaram da organização alfabética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário