Autora: Rita de Cássia Borgo
Escola: Escola Estadual "Senador Antônio Carlos"
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Componente Curricular
Artes
Tema
Música
OBJETIVO GERAL:
Abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através da música,bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender que a música é uma forma de expressar sentimentos;
- Realizar a interpretação da música trabalhada
- Comunicar-se e expressar-se pela música;
- Produzir textos.
TEMPO PREVISTO:
2 DIAS
RECURSOS:
CARTAZ, FOLHAS XEROCADAS, PAPEL, LÁPIS DE COR, LÁPIS, BORRACHA, CD
ESTRATÉGIAS:
A professora iniciará a aula comentando que ouvirão uma música com uma mensagem.Todos devem ficar emsilêncio e atentos para ouvi-la.Colocar o CD com a música "ERA UMA VEZ"
Após ouvirem a música a professora irá anexar o cartaz com a letra e distribuir cópias a cada um.
ERA UMA VEZ
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigo s de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
REFRÃO
Uma hstória de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia.
Após ouvirem a musica a professora deve interpretar com as crianças a música para que entendam a mensagem.
A seguir ,a professora deverá eplicar que a música é também um meio de nos comunicar,uma forma de expressar sentimentos,emoções,transmitir mensagens.Pedir então que cada um circule no seu texto as palavras que eles acharam mais significativas.Depois cada um irá dizer o que cada palavra circulada lhe transmitiu.
. Pedir que escolham uma das palavras circuladas e façam um acróstico.
. Pedir que numerem as estrofes e versos e circulem as rimas.
. Dividir a turmas em duplas e pedir que façam uma paródia.
Produção de texto
Vamos imaginar esse lugarzinho que a música fala. Fechem os olhos. Como seria? Agora desenhem esse lugar e depois escreva como seria viver nele.
LEILÃO DAS PALAVRAS
A música nos fala de vários sentimentos.Quais são eles?(ir anotando no quadro as palavras)
Agora vamos fazer um leilão diferente,o leilão das palavras(Perguntar quem compra determinada palavra,o comprador deve explicar o porque a está comprando.Podem existir vários compradores para a mesma palavra).Agora cada um vai escrever uma frase com cada palavra que adquiriu.No final montar um texto coletivo aproveitando as frases formadas.
AVALIAÇÃO:
Através da interpretação oral,perceber se entenderam a mensagem que a música transmite.
Avaliar se estão avançando com relação à aquisição do código escrito.
Observar se foram capazes de expressar ,através de desenhos,as idéias expostas no texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário