quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Verdade na História: Cesare Battisti - herói italiano ou traidor austríaco?

Autor: João Paulo Ferreira de Assis
Escola: Escola Estadual Deputado Patrús de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Médio

Componente Curricular
História

Tema
Personagens históricos


Dados da aula:
O aluno poderá aprender que não há verdade absoluta na História. Toda verdade é relativa. E sobre um mesmo fato histórico podem existir versões variadas e até mesmo conflitantes. O objetivo é que o aluno aprenda a conviver com o contraditório dentro da História.
Este tema pode ser desenvolvido numa aula de 50 minutos, sendo necessário que o professor previamente haja discorrido sobre a unificação italiana e sobre o multiculturalismo do Império Austro-Húngaro, cujo hino nacional tinha de ser cantado em várias línguas como alemão, magiar, italiano, sérvio-croata, romeno e dialetos como o tirolês e o vêneto. Havia ainda os alfabetos latino e cirílico, as religiões católica, protestante, islâmica, ortodoxa, e ainda havia várias etnias. E bem assim, ter falado sobre o Irridentismo, movimento político italiano que visava anexar ao seu país todas as regiões com população de origem italiana, que ainda pertenciam ao Império Austro-Húngaro.
Na primeira etapa os alunos serão levados para a sala de informática da escola e pesquisaremos com os alunos os vídeos do You Tube.
Os alunos seriam convidados a abrir o vídeo Goodbye Áustria. You Tube (em www.youtube.com/watch?v=6340ff3TXKg ) (ou pedir no Google ou Yahoo)
O professor traduziria a legenda do vídeo, que está em Inglês, e explicaria que a música que toca durante a exibição do vídeo é o Hino Nacional da Itália.
Logo depois os alunos seriam convidados a ver um outro vídeo, italiano, a Leggenda del Piave, tradicional música militar italiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário