segunda-feira, 7 de junho de 2010

“VIVER E SER FELIZ”

Autora: Marize Fagundes Furtado.

Escola Estadual “Bias Fortes”

Barbacena - MG



Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular: Ética
Tema: Viver e Ser Feliz



Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


O aluno deverá refletir:

. A vida é um dom de Deus.
. A vida só tem significado se movida pelos valores éticos.
. A vida é bela e merece ser bem vivida.
. A vida é singular. Viver é ter atitude sincera atrelada aos pensamentos
positivos.


Duração das atividades

4 a 5 aulas de 50 minutos


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


O aluno já deve ter se apropriado dos valores éticos essenciais como: amor, bondade, felicidade, justiça, coragem, amizade...





VIVER...
Viver, será apenas respirar oxigênio?
Viver, será apenas o bater do coração?
Ou será que viver é aproveitar intensamente a vida?
Sim, o que entendemos por viver?

Viver é amar...
Viver é sofrer...
Viver é sorrir...
Viver é dar...
Viver é receber.

Sim, somente amando o próximo como a nós mesmos, sofrendo com nosso semelhante a sua dor, sorrindo para aquele que já esqueceu de sorrir,
dando um pouco de nós mesmo a quem nada tem, recebendo um pouco daquele que tem menos ainda...

Sim, isto é viver...

Se nós procurarmos enxugar a lágrima do próximo, não teremos tempo de soltar a nossa, se dermos um pouco de nosso calor humano, não teremos tempo de sentir frio, se amarmos o nosso inimigo, que é quem mais precisa de amor, não teremos tempo de sentir solidão.

Sim, isto é viver...
Viver é uma maneira maravilhosa
de aproveitar este dom maravilhoso que é a vida, e não passar pela vida em tal alheamento que ao chegar ao fim nem se sabe que viveu.
Marilena F Basso



Imagem e texto: http://mensagensangels.com.br/viver.htm

Atividade 1:

Leitura do poema


Atividade 2:

Interpretação do poema

a) Segundo a autora , viver é apenas uma ação física? Justifique.

b) Como a autora descreve o ato de viver?

c) O que sugere o 3º verso do poema?


Atividade 3:

Complete de acordo com o 3º verso:

Se nós procurarmos enxugar a lágrima do próximo,............................
Se dermos um pouco do nosso calor humano, ....................................
Se amarmos o nosso inimigo, ..............................................................


Atividade 4:

Discutir com os colegas o último verso do poema.


Atividade 5:

Pesquise na internet imagens que ilustrem o 2º verso do poema.
( Observação: informe o site de onde você tirou a imagem )


Atividade 6:

Nessa atividade o professor/a convidará os alunos a cantar a música do Gonza-
guinha, “O que é, O que é ”


Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah, meu Deus! Eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita.


Em seguida, incentivar os alunos a pesquisar o resto da letra na internet e
cantá-la na próxima apresentação escolar.
Pesquisar em: http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/463845

Atividade 7:

Montagem de um mural, com recortes de revistas, com o tema: “Viver e Ser Feliz “

Atividade 8:

Para pensar:

Irmã Dulce - construiu um hospital na Bahia para atender carentes.

Betinho : iniciou e coordenou a campanha “ Contra a fome e a miséria”.

Eles lutaram pela vida deles e dos outros.

Reflita: Somos responsáveis pelo que fazemos com a gente e com os outros. O
que você tem feito da sua vida e como tem sido seu papel na vida dos outros.

Veja mais informações nos sites: http://www.irmadulce.org.br/multimidia.php"

www.comitebetinho.org.br

Recursos Complementares:

Sugestões de outros poemas que podem ser pesquisados na internet:

1- Poema “ Ser Feliz “ de Olavo Bilac http://pt.poesia.wikia.com/wiki/A_Vida_ (Olavo_ Bilac)"

2- Poema: “Ser feliz...” - Fernando Pessoa.
http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/s/sua_vida-6860.png"

Avaliação

A avaliação acontecerá de forma contínua e processual . Ao (a) professor (a) cabe ter a sensibilidade de perceber os sentimentos na sala de aula e ser mediador nos conflitos a fim de colaborar para que seus alunos possam viver e ser felizes.



Conclusão:

Precisamos aprender a viver e conviver com os sentimentos
e com cada pessoa que está ao nosso lado. Todo ser humano
merece e pode ser feliz .
“A pessoa humana vale mais que o mundo.”
( Santa Maria Eufrásia)

Um comentário:

  1. Sua aula é em interessante, mas sabemos que esse tema é muito discutido. Um dia desses, me deparei com uma pessoa que esta passanto mal na rua e fui saber o que havia acontecido, sendo que outras pessoas diziam que se tratava e um bêbado etc. Penso que independente da situção, precisamos realmente estender a mão a quem precisar e isso vai de encontro ao tema Gentileza Gera Gentileza. Como dizia Dom Bosco " Não com pancadas, mas com amor no coração". Felicidade é algo que tentamos construir ao longo de nossas vidas, assim como uma infinita escada, a que tentamos subir para chegada ao supremo mundo perfeito. Eu não acredito na felicidade plena, mas em momentos de felicidade. A felicidade é um estado de espírito que deve sempre ser provocado, para assim sentimos impulso para vivermos mais e melhor.
    Um grande abraço e adorei o tema.

    ResponderExcluir