segunda-feira, 7 de junho de 2010

África do Sul e a Copa do Mundo 2010.

Estabelecimento de Ensino: Escola Estadual Professor Soares Ferreira.
Série: 2º Ano do Ensino Médio.
Assunto: África do Sul e a Copa do Mundo 2010.
Professora: Marília Fátima de Oliveira.



Objetivos Específicos:

Analisar a inferioridade da etnia africana criada pelos europeus através do Sistema Apartheid.
Entender que o aumento dos protestos contra as leis raciais e às práticas do regime apartheid somente conseguiu adesão popular após a entrada de jovens militantes negros, como o Nelson Mandela.
Constatar que faz vinte anos que acabou a segregação racial na África do Sul e, portanto nascia uma verdadeira nação negra e democrática.
Identificar o contraste racismo-inferioridade na África do Sul desde o período neocolonial europeu e a atual edificação-observação ao país devido a Copa do Mundo de 2010.
Perceber a grande influência da cultura africana no Brasil retratada, por exemplo, na música desde a escravidão negra instaurada no nosso país.

Tempo Previsto: 6horas/aulas (aproximadamente 3 semanas – 2 aulas por semana).

Conhecimentos Prévios dos alunos já trabalhados em sala de aula sobre o Continente Africano:

- As Civilizações negro-africanas.
- O processo imperialista, exploração de matéria-prima e mão-de-obra barata.
- Etnias diversificadas.
- Dominação neocolonial européia, descolonização, lutas populares, FMI e o significado de Apartheid.

Estratégias e Recursos das Aulas:

Uso do laboratório de informática (na escola).
Sala de vídeo – filme: “Invictus” (militância, prisão e presidência de Nelson Mandela).
Pesquisa no site do mec: www.mec.gov.br, portal do professor, direcionado:

1.A Escravidão Negra: da África ao Brasil (músicas).
2.Música – Canto Coletivo na África do Sul (Links-wikipédia – recursos complementares).

Grupos de discussões através da webquest (assuntos selecionados pela professora), acesso aos sites e ao blog.
Observação: Estes grupos de discussões só ocorrerão se todos os alunos tiverem acesso à Internet, webquest e blog.

Desenvolvimento:

1.No Laboratório de Informática (site do mec):

Em dupla, os alunos irão escutar e assistir músicas e shows do Rappa. Exemplos: Pescador de Ilusão;
Homem Amarelo; Meu Santo tá Cansado, Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro etc...

Ver Links-wikipédia: Análise da bandeira africana e leitura sobre a História da África do Sul, em especial o regime apartheid, mapa, imagens, economia, cultura, demografia, política etc...

2.Sala de vídeo:
Assistir o filme: Invictus na escola, produção de uma redação sobre o filme.

3.Pesquisa em vários sites da Internet e produção de uma Linha do Tempo:
Formação de grupos de discussões de alunos através da webquest e pesquisas na Internet sobre os acontecimentos que considerem marcantes a partir do ano de 1943( luta iniciada na África do Sul contra a segregação racial), o revolucionário Nelson Mandela (biografia) até a Copa do Mundo 2010.
Sobre a Copa do Mundo, deverá pesquisar os seguintes aspectos históricos e atuais:

- O que mudou na África do Sul no âmbito econômico e sócio-cultural com a atual preparação para a Copa do Mundo 2010?
- A valorização do país, da raça e da cultura africana frente à “superioridade do mundo europeu e americano” desde o período neocolonial imperialista:
- A interligação da cultura brasileira e africana:
- Análise de outros aspectos considerados importantes pelo grupo de alunos pesquisadores para incluir na webquest e para a produção da linha do tempo entre 1943 a 2010:

Avaliação:


Incluir no blog:
- A produção em grupo de uma poesia ou um rap baseado nas aulas do laboratório de informática.
- Produção individual da redação baseado no filme assistido: “Invictus”.

Na webquest:
- Após a pesquisa e a discussão de cada grupo de alunos irão concluir através da linha do tempo os acontecimentos considerados pelo grupo marcantes no período de 1943 a 2010.

Avaliação escrita na sala de aula:
- Cada aluno(a) deverá imaginar que é um(a) africano(a) que mora na África do Sul.
- Produzir uma carta para seu (sua) amigo(a) brasileiro(a) relatando sobre a resistência e luta popular contra o regime apartheid e as atuais mudança e a importância da Copa do Mundo 2010 instituída no país.

Observação: A avaliação será constante, durante o processo de interação professor-aluno.

2 comentários: