quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os ciclos da água

PLANO DE AULA

Assunto: Os ciclos da Água
Professora: Eliane Aparecida Ribeiro
Escola: Estadual Dr. Alberto Vieira Pereira

Duração: 2 a 3 aulas

Recurso: Livros didáticos dos próprios alunos, demonstração do ciclo da água através de um slid no computador da sala de informática, reportagens sobre os desastres de inundação, desenhos demonstrando o descongelamento das calotas polares e o próprio quadro negro onde será registrado os conhecimentos prévios dos alunos.

Objetivos: Compreender o ciclo da água e sua relação com nossas vidas.
Reconhecer que suas atitudes são essenciais para a preservação do meio
ambiente.
Entender como este processo ocorre , observando o vide e as explicações do professor.
Identificar os fenômenos naturais, tais como: a chuva, os raio solares, a neve, a evaporação etc.

Desenvolvimento: No primeiro momento diálogo com a turma no sentido de registrar no quadro o que já sabem sobre o tema . Registrar também suas curiosidades .
Depois desafiá-los com alguns questionamentos como: De onde vem a água que chega nas torneiras de nossa casa? Você acha que a água está disponível pra toda a humanidade? Qual a importância da água em nossa vida? Em que momentos do seu dia você utiliza a água e para que? Finalizar o trabalho levando-os para a sala de informática, onde através do site abaixo assistirão a um vídeo, reforçando assim os conhecimentos adquirido.

Avaliação: Distribuir uma tabela aos alunos para que eles registrem, durante todo o mês . a temperatura e sua mudança, o sol, a chuva, se está nublado e em que estação do ano estamos.

Faremos um cartaz do tempo na sala e nele registraremos todas as informações obtidas pelos alunos: http://wwhw.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário