terça-feira, 22 de novembro de 2011

Educação cidadã, etnia e raça. O trato pedagógico da diversidade

Autora: Eva Alinéia Pereira Souza
Escola: EE Padre Egydio Reis - Senhora dos Remédios - MG
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
Geografia
Tema
Educação cidadã, etnia e raça. O trato pedagógico da diversidade

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Essa aula tem como principal objetivo fazer com que os alunos compreendam a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa, inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deverá ter trabalhado os estudos de mapas e globos( legendas, orientações, escalas). Também questionamentos sobre seu município, estado, país e mundo enfocando o Continente Africano no planisfério, destacando seus países e capitais, língua, cultura, educação, moeda, etc.
Levantamento dos grupos étnicos e raciais que formam o nosso país. Pesquisa com relação à localização geográfica, o nível sócio econômico, a geração e as crenças religiosas das populações afro-descendentes. Debate sobre a complexidade da diversidade cultural/racial.   
Estratégias e recursos da aula
Para esta aula o professor deve apresentar aos alunos  que a luta contra o racismo é uma forma de unir as pessoas. O racismo não é problema dos negros, o racismo afeta toda a nossa sociedade. A luta contra o racismo não é uma luta contra os brancos. È uma luta para a construção de uma sociedade onde várias culturas possam viver em harmonia.
Nossa história é marcada pela eliminação simbólica e/ou física do “outro”. Os processos de negação desses “outros”, na maioria das vezes, ocorreram no plano das representações e do imaginário social quando estabelecemos os conceitos do que é ser belo, ser mulher, ou até mesmo do que é ser brasileiro.“todo o brasileiro vive uma situação no mínimo, inusitada. De um lado, há o discurso de que nós somos um povo único, fruto de um intenso processo de miscigenação e mestiçagem, que gerou uma nação singular com indivíduos culturalmente diversificados. De outro, vivenciamos em nossas relações cotidianas inúmeras práticas preconceituosas, discriminatórias e racistas em relação a alguns segmentos da população, como, as mulheres, os indígenas e os afro-descendentes.” Diversidade pode significar variedade, diferença e multiplicidade.
Partindo destas concepções  o professor utilizará nesta aula a apresentação de um SLIDS, onde os alunos poderão observar as várias regiões quilombolas do Brasil e imagens de remanescentes quilombolas fazendo assim, uma análise crítica.
1º passo- Apresentar o SLIDES;
2º passo- Análise crítica seguida de debate;
3º passo- Realização de um relatório relatando os conhecimentos adquiridos.
Apresentação de um SLIDES sobre as regiões quilombolas do Brasil.
Observação: Esta é uma cópia do slide confeccionado pelos alunos e professores.
O professor utilizará também nesta aula o poema “ A Mãe África” de Christiane Jatahy  para estimular a problematização, reflexão e sistematizar a aula. A partir do poema trabalhar o preconceito, racismo e diversidades no cotidiano escolar.

1º passo- Distribuir o poema para os alunos;
2º passo- Pedir aos alunos que façam a leitura do poema;
3º passo- Debate e interpretação do poema;
4º passo- Dramatização do poema.
Do meu peito ainda escorre leite
E esse alimento ninguém pode calar,
Ninguém pode roubar, contrabandear, explorar.
Minha África intacta, livre,
Alimento dos seus filhos.
Mesmo que eu não coma, não beba,
Meu leite não vai acabar.
Podem tirar todo o meu sangue,
Rasgar nossas terras em busca de diamantes,
Rasgar nossas vísceras e nos contaminar;
Meu leite continuará a jorrar
e será alimento de todos os filhos dessa terra.
Mesmo se esse país virar um deserto
e nada restar de pé,
meu leite ainda escorrerá,
alimentando os frutos, as larvas, os filhos.
Porque aqui nasceu o primeiro homem,
Aqui que tudo começou.
E mesmo que o homem destrua o homem,
que o homem negue três vezes a sua origem,
meu leite ainda assim escorrerá
e não será branco, pardo, amarelo, vermelho ou
negro.
Meu leite será puro e transparente,
Correndo nos veios da Terra,
Abençoando todos os filhos sofridos da Mãe África
.
 Site:http://aleitamento.com.br/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=53&id_subcategoria=4
A partir da letra da música “Origem Africana” de Marcos Rasta tirado do sitio letras.terra.com.br serão trabalhados os seguintes passos.
1º passo- Ouvir a música;
2º passo- Cantar acompanhando a melodia da música;
3º passo- Discussão e interpretação da letra da música;
4º passo- Apresentação de uma dança relacionada à letra da música;
5º passo- Confecção de cartaz com frases de conscientização. 
Origem Africana

Marcos Rasta

Se você quer saber quem sou.
De onde venho para onde vou.
Não precisa me perguntar.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Africa!
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Não importa a nacionalidade.
Pode estar em qualquer cidade.
Não importa o lugar.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Africa!
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Se você esta em Recife, é de origem africana.
Fortaleza, e Salvador, é de origem africana.
Onde o negreiro derramou, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Africa!
Africa!
Africa!
Se você esta em Recife, é de origem africana.
Fortaleza, e Salvador, é de origem africana.
Onde o negreiro derramou, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Ô Mileninha, você é minha.
Somos de origem. Africa!
Africa!
Nos somos de orgem. Africa!
Recursos Complementares
Vídeo sobre a África: site-www.youtube.com/watch?v=zhtXtWxQCZs

No link:
http://www.google.com.br/search?q=imagem+da+africa&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=Phw&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=2vF7TtSmGKjj0QGr6IGqAg&ved=0CDMQsAQ&biw=1008&bih=559
Avaliação
A avaliação será feita no decorrer da aula através da observação, participação e atividades realizadas. A avaliação será contínua.

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