terça-feira, 22 de novembro de 2011

Aprendendo sobre a Independência do Brasil!

Autora: Kátia Miranda de Souza
Escola: EE Padre Egydio Reis - Senhora dos Remédios - MG
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Inicial

Componente Curricular
História 
Tema
Independência do Brasil


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos aprenderão por meio de uma animação/simulação aspectos sobre a Independência do Brasil. Entender o valor dia sete de setembro. Compreender a declaração de independência do Brasil, em 1822, como parte de um processo histórico maior. Compreender que a unidade territorial do Brasil deriva de um processo de independência empreendido "de cima para baixo".
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário trabalhar os conhecimentos prévios com os alunos destacando: A importância da vinda da família real para o Brasil; O dia Sete de setembro para nossa História; Personagens deste episódio.
Estratégias e recursos da aula
 As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:

O professor deverá iniciar as aulas perguntando para os alunos se eles sabem o que é independência. Poderá pedir exemplos de independência: o que é ser uma pessoa, um país independente e etc. Para que os alunos entendam o significado desta palavra (independente) sugerimos que o professor peça para que algum aluno voluntário leia no dicionário o significado de tal palavra, para que algumas discussões sejam feitas sobre o tema da aula, antes que os alunos explorem o Recurso. 
Atividade 1
Após as discussões, colocar os alunos em duplas, no Laboratório de Informática, sugerimos que o professor apresente a eles o texto sobre a independência, postado abaixo, que com este Recurso eles aprenderão um pouco sobre a Independência do Bras 
Vinda da família real para o Brasil
Napoleão Bonaparte, imperador da França, havia decretado o bloqueio continental,estabelecendo que todos os países europeus deviam fechar seus portos aos ingleses.Portugal não aderiu ao bloqueio.Em 1808, a Família Real abandonou Portugal porque as tropas francesas invadiram o país. A Corte veio para o Brasil e instalou o governo no Rio de Janeiro. O príncipe D. João determinou a abertura dos portos, permi-tindo a todas as nações amigas o comércio com o Brasil. D. João governava como príncipe regente porque sua mãe, a rainha D. Maria I,estava muito doente.D. João tomou importantes medidas que trouxeram muitos benefícios ao Brasil: a criação do Banco do Brasil, da Academia Militar e da Marinha, do Jardim Botânico, do Museu e da Biblioteca Nacional, da Imprensa Régia, da Academia de Belas-Artes e do Arsenal da Marinha.Também permitiu que fossem abertas fábricas no Brasil.Houve um certo progresso, mas o governo teve de aumentar impostos para sustentar despesas com a Corte. Por isso, o descontentamento dos brasileiros continuou.Em 1815, o Brasil deixou de ser colônia e tornou-se Reino Unido a Portugal e Algarve. Com isso, as capitanias passaram a ser chamadas de províncias
. Em 1818, coma morte da rainha, D. João foi coroado rei com o título de João VI.Em 1821, D. João VI voltou para Portugal. Ao se despedir, entregou a chefia do governo brasileiro ao seu filho D. Pedro e disse






(Quadrinho adaptado do livro em quadrinhos Dom João Carioca, de Lilia MoritzSchwarcz e Spacca)
 
proseguindo














































































































































































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