Autora: Alcilene Aparecida de Andrade
Escola: EE“Zequinha de Paula”- Santa Rita de Ibitipoca - MG
Modalidade/Nível de ensino
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
História
Tema:
Raízes Africanas na identidade brasileira – contribuições dos povos angolanos.
1- O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Identificar as marcas da cultura angolana em nosso país;
- Conhecer e valorizar a história dos africanos;
- Identificar rotas negreiras entre Àfrica e Brasil;
- Reconhecer a necessidade da valorização da cultura africana;
2- Duração das atividades
Uma aula de 0:50 minutos
3-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A história da África antes da chegada dos europeus- Reino de Mali e Congo
4- Estratégias e recursos da aula:
Atividade 1
Vídeo com informações sobre costumes e características da Angola,
(disponível no http//www.youtube.com/watch?v=1BIO2b1hHnY)
Após assistir o vídeo pedir aos alunos que anotem as semelhanças entre o Brasil e Angola.
Atividade 2
Leitura de texto
Rota de Angola
É difícil saber quantos africanos foram trazidos para o Brasil ao longo de três séculos de tráfico negreiro. Muitos registros que poderiam tornar os dados mais precisos foram perdidos ou destruídos. As estimativas indicam que entre 3.300.000 e oito milhões de pessoas desembarcaram nos portos brasileiros para serem vendidas como escravos.
Essa rota forneceu cerca de 40% dos 10 milhões de africanos trazidos para as Américas. No caso do Brasil, os navios que partiam da costa dos atuais territórios do Congo e de Angola se destinavam principalmente aos portos de Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Os povos da África Central Atlântica, como os ovimbundos, bacongos, ambundos e muxicongos, pertenciam ao chamado grupo linguístico banto, que reúne cerca de 450 línguas.
O tráfico dessa região para o Brasil começou ainda no século XVI. Foi inicialmente marcado pela aliança entre os portugueses e o reino do Congo. Mas, para escapar do monopólio do rei congolês no fornecimento de africanos escravizados, Portugal passou a concentrar esforços na região mais ao sul, onde hoje se situa Angola. De lá, veio a maior parte dos africanos que entraram no Brasil, principalmente pelo Rio de Janeiro, no período colonial.
O tráfico dessa região para o Brasil começou ainda no século XVI. Foi inicialmente marcado pela aliança entre os portugueses e o reino do Congo. Mas, para escapar do monopólio do rei congolês no fornecimento de africanos escravizados, Portugal passou a concentrar esforços na região mais ao sul, onde hoje se situa Angola. De lá, veio a maior parte dos africanos que entraram no Brasil, principalmente pelo Rio de Janeiro, no período colonial.
Trabalhando o tema:
- Dividir a sala em grupo e propor uma pesquisa sobre a influência de Angola no Brasil. Os temas a serem pesquisados: culinária , capoeira e música.
- Pedir que escolham um prato típico para sua confecção.
5- Recursos complementares:
Sites:
Laboratório de informática
6- Avaliação:
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: debates, produção de mapa (Brasil e Angola), pesquisas, e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.
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