Autora: Sônia Aparecida de Rezende
Escola: E.E.”Antonino Teixeira de Carvalho” - Alto Rio Doce – MG
Estrutura curricular
Modalidade / Nível de ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Fábulas
Dados da aula:
O que o aluno pode aprender com essa aula?
- Conhecer o que é uma Fábula, como elas foram criadas e quem são seus autores.
- Criar sua própria fábula.
- Saber buscar na internet vídeos de fábulas e outros assuntos de seu interesse.
Duração das atividades:
Duas aulas germinadas de 50 minutos. Ao longo do ano letivo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:
Para a realização da atividade proposta, o professor diagnosticará qual o conhecimento que os alunos possuem sobre fábulas: quais são suas características, quais eles conhecem e se alguém já usou alguma vez o computador.
Estratégias e recursos da aula:
As atividades que os alunos irão desenvolver é sobre fábulas, destacando suas características principais, como surgiram e quem são os seus autores. E para tornar uma aula mais interessante será usado o computador, para que os alunos vejam vídeos de algumas fábulas. A finalidade é que com base no conteúdo revisado e através da proposta de trabalho a seguir os alunos façam uma relação entre o aprendido e o cotidiano por meio das fábulas.
O foco principal é na disciplina de Língua Portuguesa, mas a atividade pode ser reformulada para encaixar em uma proposta de trabalho interdisciplinar envolvendo disciplinas como: Literatura, Artes e História.
Leitura Informativa:
As fábulas se originaram das parábolas. Para ensinar ao povo, Jesus usava parábolas. Ele utilizava uma linguagem figurativa para expressar o que realmente queria dizer.
O nascimento da fábula coincide com o surgimento da linguagem. Elas nasceram simultaneamente na África, na Europa e no Oriente, sendo contada de geração em geração.
As fábulas são narrações curtas, não realistas e, portanto de natureza simbólica e bem humorada na qual os personagens, geralmente, são personificados, ou seja, possuem características humanas. Eles pensam e agem como seres humanos, representando seus defeitos, qualidades e os seus vícios.O objetivo da fábula é transmitir uma lição de moral. Suas mensagens e ensinamentos estão relacionados a fatos do cotidiano.
Esopo foi um fabulista grego que teria vivido na antiguidade no século VI a.C. A ele atribui-se a origem das fábulas. Não se sabe ao certo se ele realmente existiu ou se é uma lenda, entretanto foram atribuídas como de sua autoria, mais de 300 fábulas. Alguns dizem que Esopo era um escravo que foi libertado pelo seu dono e na liberdade conheceu as fábulas, por elas se apaixonou e começou a escrever essas narrativas.
Outros poetas e escritores recontaram as fábulas de Esopo como:
- Fedro, filho de escravos, nascido em Tárcia, retratou, através dos versos, sua revolta contra as injustiças sociais.
- La Fontaine, poeta francês, de origem burguesa é considerado o pai da fábula moderna.
- Monteiro Lobato, escritor brasileiro, escreveu um livro chamado Fábulas e nele reúne diversas histórias desse gênero.
- Millôr Fernandes, escritor carioca, escreveu o livro 100 Fábulas Fabulosas; expressa humor e ludicidade.
Navegar com os alunos no site:
http//crianças.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm
As fábulas podem ser vistas com os recursos: animação e som, somente animação ou somente som. Eles aprenderão brincando a fábula da Cigarra e a Formiga.
Após o vídeo realizar o seguinte trabalho:
- Escolha alguns alunos e peça-os que recontem ou dramatizem a fábula.
- Dialogue com a turma sobre o sentido da fábula:
_ Quem são os personagens?
_ O que eles faziam?
_ Onde aconteceu esse fato?
_ Era dia ou noite?
_ Que ensinamento esse fato nos trouxe?
_ Você concordou com a atitude da formiga?
_ Que final você daria para essa narrativa?
- Faça a ilustração dessa fábula.
- Depois que os alunos familiarizarem com este portador de texto pedir que inventem sua própria fábula e montar o livrinho de fábulas da turma que será apresentado para outras turmas e colocado na biblioteca da escola.
Avaliação:
Durante todas as atividades trabalhadas podemos observar o avanço de cada aluno durante a realização dos trabalhos propostos como: orais, escrita, produção de textos, reescrita e dramatização dos alunos.
Referências Bibliográficas:
Brasil. Ministério da Educação . PDE/ Programa Escola Ativa Alfabetização e Letramento 3º ano.
SEE-MG (2008) Guia do Alfabetizador 2º bimestre 2º ano do Ciclo de Alfabetização.
Pesquisa na internet através dos sites:
http://pt. Wikipedia.org/wiki/fabula
http:/www.contandohistoria.com/esopo.htm
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