quinta-feira, 21 de julho de 2011

“Cultura pop, uma reflexão estética”


Autor: Lauro César Américo Silva
Escola: EE Cônego Luiz Giarola Carlos

Estrutura curricular

Nível de ensino:
Ensino Médio
Componente curricular:
Filosofia
Tema:
Estética

O que o aluno poderá aprender nesta aula:
- A estética filosófica.
- Crítica da arte cinematográfica e musical da atualidade.
- Respeito aos diversos gostos artísticos.
- O conceito de Belo utilizado na filosofia, de Sócrates até os dias atuais.
- O conceito cultural de machismo.

Duração:
Duas aulas de 50 min.

Estratégias e recursos:
Slides com uso de projetor.
Utilização do laboratório de informática da escola.


Primeira aula:
Introdução: Devera questionar com os alunos o que significa a palavra estética para eles. Logo após será explicado o que a filosofia define como estética.
Serão então apresentado slides com os conceitos e comentários sobre a cultura artística que os jovens possuem atualmente. Como exemplo deve utilizar os filmes de suspense e terror mais assistidos pelos jovens e adolescentes. E pedir aos alunos exemplos destes filmes. Com os exemplos dos alunos, pedir que eles acessem o site You Tube para assistirem alguns trailers de filmes. Discutir sobre as preferências artísticas pessoais e o que a filosofia considera como Belo.


Segunda aula:
Iniciar a aula incitando os alunos a exemplificar sobre musicas que os agradam.
Pedir que eles acessem essas musicas na internet. A partir disto o professor deve levantar algumas criticas sobre essas musicas e filmes. O professor também deverá elucidar o machismo em alguma destes trabalhos artísticos. Por fim é hora de citar filósofos que discutiram sobre arte. Destaque para os gregos como Sócrates, Platão e Aristóteles e os alemães Shopenhauer, Kant, Hegel e Heidegger.

Avaliação:
Como avaliação pedir que eles escolham um filme e uma musica para escreveram uma critica filosófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário