terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ciclos da Natureza

Autora: Maria Aparecida das Mercês Carvalho
Escola: EE Urquiquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios


Estrutura Curricular

Modalidade/Nivel de Ensino
Ensino Fundamental Inicial

Componente CurricularMeio Ambiente

Tema
Ciclos da natureza


Dados da aula
- O que o aluno poderá aprender com esta aula?

A importância do ciclo da água para o meio ambiente como o cultivo das plantas e de pequenas espécies de animais que aparecem equilibrando naturalmente a  umidade do solo.

Duração das atividades
4 aulas - 50 minutos 
 
Atividade 1

Conhecimentos prévios trabalhados com o professor com o aluno

É importante que observem a natureza em que vivem e acompanhem as mudanças naturais e conheçam alguns como a chuva, a evaporação.

Trabalhar a oralidade fazendo um comentário no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida.Os alunos devem registrar os conhecimentos prévios sobre o tema proposto :Os ciclos da água.

O professor deverá anotar as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e deverá solicitar a turma que observe na semana a seguir o tempo,verificando se houve chuva, secas e também o rio próximo da escola,incentivando-os a observarem o nível,o volume e coloração da água e também o estado de conservação das matas ciliares.

Problematização:

Sugerir questões que podem ser levantadas despertando o interesse sobre o tema:

-De onde vem a água?

-Qual a importância da água para o meio ambiente?

-A água está disponível para toda a comunidade?

-Existem pessoas que não tem acesso a água?

-Qual a qualidade da água em nossa comunidade?

Atividade 3

Propomos um trabalho de campo na horta Escolar para observar como nesse espaço é possível o cultivo das plantas e o aparecimento de pequenas espécies de animais,assim como o equilíbrio natural de umidade da terra.

Pesquisa com o servidor que trabalha na horta Escolar em forma de entrevista analisando a questão ambiental atual com destaque sobre o ciclo da água.

Atividade 4


Acessar o vídeo –“o ciclo da água” mostrando os caminhos da água até chegar as casas das pessoas.

Atividade 5

Sugerir que a PEUB conte a história de Literatura Infantil “A gotinha Plim Plim de Gerusa Rodrigues Pinto da coleção Encanto e Ternura.

Atividade 6

Jogos educativos e vídeos na sala de Informática para os alunos.

Avaliação

Contagem de uma história em fatos: A nuvenzinha esperta. Como sequência didática um conjunto de atividades registrando a participação dos estudantes nas diferentes atividades e examinar as produções de textos realizados por eles ou recontando oralmente ou ilustrando através de desenhos.

Estudo do solo: minhocário

Autora: Maria Goretti de Assis Barbosa
Escola: EE Urquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular
Ciências Naturais
Tema
Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer e observar os diferentes tipos de solo;
• Perceber a importância do solo para a sobrevivência;
• Reconhecer o solo como ambiente, com os seres vivos e sua importância para estes e
para a agricultura;
• Fazer relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o meio
ambiente.

Duração das Atividades


04 aulas (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com o aluno
Conhecimentos básicos sobre a importância do solo.

Estratégias e recurso da aula

1- Dinâmica: Tempestade Cerebral.
Levantar as questões:
-O que é solo para você?
-O que conhecem sobre o solo?
-O que acontece com o solo quando chove?
-Que tipos de solo conhecem e para que serve?
Registrar no quadro de giz tudo que a criança fala sobre o solo.

2- Roda de conversa.

Promover uma discussão a partir de um ovo cozido e cortado ao meio, fazendo comparações entre ele e o solo visto em corte. Estimular o aluno a refletir e concluir que, assim como o ovo tem camadas (casca, clara e gema),o solo também tem.

Fazer experimentos para explicar que o solo é formado por camadas.

3- Projeção em vídeo do filme “SOLO”.
http://www.youtube.com/watch?v=bPrpyyDNTDo&feature=related

Após assistir o vídeo, a professora deverá despertar nas crianças o desejo de pesquisar no Google, os tipos de solo e importância para os seres vivos e agricultura.

Cabe a professora pedir cada criança para desenhar aquilo que mais lhe chamou
atenção.

4- Pesquisa de campo 
Solicite que façam um passeio aos arredores da escola, horta, para observação e coleta de solos diferentes, podendo também trazer da sua casa.
Conversar com o produtor da horta escolar a respeito da terra e do aproveitamento do solo.
Cada grupo deverá trabalhar com uma amostra de solo. Observar as cores, a presença de torrões, pedriscos, areia, materiais diversos, partes de vegetais e animais. Faça uso da lupa.
Descreva cada amostra coletada. Elas são iguais ou diferentes?

5- De volta a sala de aula 
Aa professora deverá retomar a conversa sobre solo, sua composição, formação e vantagens do húmus.

6- Solo sendo preparado para o minhocário
Fazer o minhocário.
Pesquisa em revistas, livros, vídeos e Internet, informações sobre as minhocas.
Registrando a pesquisa
Trabalho em grupo – Responda:
- Porque as minhocas são importantes para a formação do solo e para a agricultura?
- O que as minhocas comem?
- Como é o corpo das minhocas?
- Como elas locomovem?
- Como fica o solo onde elas vivem?
Apresentação do minhocário pelos alunos no dia da Culminância do Projeto GDP- Meio Ambiente.

Recursos Complementares
Fonte:
http://www.embrapa.br/embrapa/impresa/artigos/2005/artigo.2005-12-
07.0551511763
Sugestão de leitura: A horta de Horácio
Autora: Lúcia Pimentel Góes
Editora Scipione.

Avaliação

A avaliação ocorrerá em todos os momentos da aula através de observação sistemática assim como, a partir do envolvimento, interesse dos (as) alunos (as) nas atividades propostas.

Matemática com Tangram

Autora: Iolanda Carmelita Nogueira de Faria.
Escola: EE “Urquiza Diniz Chagas” - Sra. dos Remédios - MG

ESTRUTURA CURRICULAR
 
Nível de ensino/Modalidade
Ensino Fundamental Inicial.
Conteúdo Curricular 
Matemática.
Tema 
Espaço e Forma.

Dados da Aula: 
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Conhecer a história do tangram.
- Explorar a coordenação motora e a criatividade.
- Criar um tangram.
- Trabalhar em grupo.
- Identificar algumas formas geométricas presente no tangram.
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita.

Duração das atividades:
4 aulas de 60 minutos cada uma.

Estratégias e recursos da aula.
1ªAtividade:
Organizar a turma em círculo e dizer aos alunos que irão aprender sobre um jogo inventado em outro país que se chama tangram. Apresentar o jogo Tangram e contar a história de sua origem. Diz á lenda que o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços.
Levar os alunos até o laboratório de informática e pedir que acesse os sites:
No 2º site, você encontra uma historia para poder iniciar o trabalho com Tangram, uma historinha para se fazer o Tangram usando dobradura e algumas atividades.
Deixar os alunos fazer alguns comentário ,em seguida entregar uma folha de papel branca e peça que faça um desenho retratando a história do Tangram. Compare os desenhos e depois cole-os no mural da sala de aula.
2ª Atividade:
Dividir os alunos em dupla, distribuir o quebra cabeça feito com papel cartão para que possa manuseá-lo conhecendo assim suas 7 peças que são, 5 triângulos sendo 2 grandes 1 médio e 2 pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Depois deixar que cada um construa o seu Tangram.
3ª Atividade

Os alunos irão montarem animais ,plantas objetos,dentre os formatos; cada grupo deverá produzir uma história utilizando as sete peças do Tangram. Organize o texto e coloque o desenho na folha branca e produz um pequeno texto onde o texto deverá ter começo, meio e fim, em seguida cada grupo apresentará o seu texto;colar no mural da sala de aula.

4ª Atividade
Ir com os alunos no laboratório para acessar o saite onde se encontra animação de figuras do circo com peças do Tangram.
5ª Atividade
-Propor desafios para os alunos em duplas
1° Passo: Com 2 peças, construir 1 quadro,depois mudando as peças construir novo um triangulo e finalmente,forme com as mesmas peças,um quadrilátero que não seja um quadrado.
2º Passo: Forme um quadrado com apenas 3 peças do Tangram,com as mesmas peças usadas na atividade anterior,construa um triangulo.Partindo do exercício anterior,mova uma peça para formar um retângulo e mova uma peça novamente e forme um paralelograma.
3° Passo:Com o triangulo médio e os dois triângulos pequenos, forme um quadrado que não seja nem o retângulo nem paralelograma.
Avaliação:
O professor deverá avaliar a participação na construção das peças do Tangram e na produção de textos,registros individuais as facilidades de cada aluno com relação à origem e composição do tangram.

Efeito Estufa

Autora: Sônia Regina Damasceno Rosa
Escola: EE Urquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios - MG


Estrutura Curricular

Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial
Competente Curricular 
Ciências naturais
Tema 
Ambiente


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O que é o efeito estufa
Cuidados que temos que ter para a conservação do meio ambiente

Tempo Estimado
Aproximadamente 100 minutos; duas aulas

Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa;
  • Textos;
  • Uso do laboratório de informática;
  • Música.

Motivação
Sugerimos ao professor que inicie a aula perguntando aos alunos se já ouviram falar ou se sabem o que é Efeito Estufa. Após discussões, o professor deverá pedir para que eles procurem em dicionários o significado da palavra “estufa”.

Atividade 1
Conversa sobre o significado da palavra “estufa”. Leitura do texto explicativo aquecimento global e efeito estufa, colocar figura ilustrando o assunto abordado.


A professora explicará a figura usando o quadro negro desenhando a terra e o sol e explicando onde param os gases tóxicos impedindo que a terra mande o calor recebido para o espaço, pois os gases funcionam como uma redoma bloqueando a saída do calor recebido.

Atividade 2
Uso do laboratório de informática para pesquisarem o assunto. O professor deverá direcionar o site de busca www.google.com.br para melhor aproveitamento da aula. Encontrando leituras e imagens que informa e enriquece o aprendizado do aluno.

Atividade 3
Música- Disponível em:
Trabalhar a letra e cantar com os alunos que poderá será apresentada a escola.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Leitura Escrita e Oral

Autora: Elenice Marta Rosa Carvalho
Escola: EE Urquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios - MG


Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Ensino Médio
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
 
Língua Portuguesa
Tema
Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Desenvolver as habilidades de leitura oral, atentando para os seguintes aspectos:
entonação, dicção, pontuação correta e fluência.
Desinibir– se para a prática de leitura em público.
Ler diferentes gêneros textuais em prosa.
Exercitar a escuta.
Usar a internet para pesquisar diferentes gêneros textuais.
Preparar um texto para leitura em público.
Desenvolver o interesse pela leitura de diferentes textos em prosa.
Aprender a postura adequada para apresentação da leitura oral em público.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos, aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Consideramos a experiência de leitura oral de textos trabalhados nas aulas Língua Portuguesa, principalmente; saber utilizar a internet.

Estratégias e recursos da aula

Recursos
Textos xerocados
Laboratório de Informática

Aula 1

1º momento


Laboratório de Informática

Os alunos pesquisam no dicionário o significado de entonação, dicção e fluência e anotam no caderno. Ainda no Laboratório de Informática, eles assistem a vídeos dos jornais falados de diferentes emissoras de TV.

Vídeos Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=BLyDHzGq3Dw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=oBbg2zqxb2A&NR=1

A partir de um roteiro preparado pelo professor, eles ouvem e observam o/a locutor/a falando, para marcar a alternativa que melhor corresponde aos aspectos:

Entonação

( ) Tom de voz firme, elevando e descendo a voz, fazendo pausas, facilitando o
entendimento do texto.

( ) Tom de voz inexpressivo; o texto é falado sem pausas.

Dicção

( ) A pronúncia das palavras não é de fácil compreensão.

( ) As palavras e frases são ditas de forma clara e compreensível.

Fluência

( ) O/a locutor/a fala de maneira espontânea/natural e diz o texto com facilidade, sem gaguejar.

( ) O/a locutor/a fica “preso/a” ao texto, apresentando dificuldade ao expressar as
palavras e frases.

Postura

( ) O/a locutor/a se apresenta de forma ereta, mas de maneira descontraída, “solta”.

( ) O/a locutor/a está em posição curva, olhando o tempo todo para o texto.

Aula 2

1º momento


Discussão das respostas dadas ao roteiro, comentando-as e explorando os recursos usados para se falar um texto na TV.


O professor faz um levantamento dos alunos que freqüentam igrejas ou templos ou outros lugares em que possam observar a leitura das pessoas para um público. Pede que anotem suas observações de acordo com o roteiro acima.

2º momento – Laboratório de Informática

Em grupo, o professor orienta-os a acessar os links abaixo, que explicam como deve se comportar uma pessoa diante a um público:


http://www.youtube.com/watch?v=fBJaCMZttlY&feature=PlayList&p=8C38F593C2B7CC73&index=2

http://www.youtube.com/watch?v=LgJYjUWDYfk&feature=related

Aula 3

1º momento

Os alunos apresentam suas anotações para a turma, explicando e avaliando o que viram e ouviram da pesquisa feita segundo as orientações da aula 2, 2º momento. Eles comparam os dados da pesquisa com o que assistiram nos vídeos, comentando se as pessoas que ouviram, nos lugares onde observaram a leitura, se comportaram de acordo com o que foi explicado nos vídeos.

2º momento

O professor orienta os alunos que selecionem, e levem para a aula seguinte, textos em prosa, de acordo com seu interesse por determinado tema, para serem lidos oralmente em sala de aula. O texto deve ter no mínimo 20 linhas e no máximo 40, o qual pode ter sido produzido pelo próprio aluno ou por um/a colega, ou, ainda, retirado da internet, de jornais, revistas, livros impressos, com exceção dos textos de livros didáticos do ano em curso.

Aulas 3, 4, 5, 6 aproximadamente
1° momento

Preparação da Leitura Oral


Atividade em grupo, a qual pode ser realizada no pátio, anfiteatro ou na quadra de esporte da escola

Os alunos se agrupam em 2 ou três elementos e fazem a preparação da leitura em voz alta para o colega, sob a orientação do professor, exercitando os  aspectos aprendidos, como: boa dicção, entonação, fluência e bom tom de voz de maneira que o público compreenda o que está sendo lido. Para a realização da leitura o aluno deve ficar de pé em postura adequada para se apresentar. A preparação deve continuar sendo feita em casa.

2º momento

Apresentação da Leitura Oral

Depois de preparados para a leitura em público, os alunos são levados para o anfiteatro, ou outro lugar adequado da escola, que seja amplo, e, em um púlpito, procedem à leitura oral dos textos escolhidos. Se houver possibilidade, o professor providencia com antecedência um aparelho de som e um microfone para que a leitura possa ser ouvida pelos presentes. Para atender a participação de todos, 5 alunos leem em cada aula. A atividade é filmada para que, posteriormente, a turma assista e avalie seu desempenho.

Obs.: Esta atividade pode ser apresentada para outras turmas. A partir desse trabalho, sob a orientação do professor, os alunos podem também produzir o Jornal Falado da Escola, que gravado em vídeo e publicados na página da internet da escola para ser acessado pela comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sugestões de atividades de leitura oral:

www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1212

Avaliação


Para avaliar a atividade, além do vídeo por meio do qual se pode avaliar o desempenho do aluno, forma-se uma banca constituída de cinco alunos mais o professor (ou outros educadores da escola), que observam se os critérios estabelecidos, quais sejam: boa dicção, entonação, fluência e bom tom de voz e a postura adequada foram atendidos. Ao final, professor e banca apresentam suas considerações sobre a leitura do aluno. Neste momento, os alunos ouvintes são avaliados quanto ao exercício da escuta. A avaliação pode ser feita quantitativamente, a partir dos critérios acima estabelecidos.

Efeito Estufa, Mudanças Climáticas e Aquecimento Global



Autora: Sirlene de Paula Alvim
Escola: E. E. “José de Oliveira”- Santana do Garambéu

Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino 
Ensino Médio e EJA
Componente Curricular 
Física
Tema
Calor, ambiente e usos de energia

Dados da aula
  • O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Estudando o tema proposto o aluno entenderá de forma clara a relação entre calor, ambiente e usos de energia.
O aluno vai estar ciente que a ação do homem de forma incorreta, poderá acarretar sérios prejuízos à nossa volta
  • Duração das atividades: 2 horas-aula de 50 minutos.
  • Conhecimentos prévios trabalhados pelos alunos: Iniciando com uma conversa informal, será possível, perceber conhecimentos da turma em relação ao tema proposto, pois já iniciaram o estudo do tema e o mesmo faz parte dos assuntos da atualidade, em grande destaque através dos meios de comunicação.
  • Estratégia e recursos da sala:
Conversa Informal.
Pesquisa do tema na internet.
Discussão sobre o tema (assunto).
Vídeos
  • O Efeito Estufa
  • Impacto das Mudanças climáticas no Brasil.
  • Observação do Aquecimento Global. (disponíveis no portaldoprofessor)

Após assistir os vídeos, em dupla, os alunos deverão fazer uma análise, destacando os seguintes itens.
  • Mudanças Climáticas
  • Fontes de energia alternativa
  • Migração de pessoas
  • Equilíbrio energético
  • Aumento da quantidade de gás carbônico.
  • Projeções da temperatura na América do Sul, dentre outros.
Desafio: Você tem uma única pedra de gelo e uma lata fechada de refrigerante. Você não tem copo ou qualquer outro recipiente e vai beber o refrigerante diretamente na lata. Você também não tem como moer o gelo para fazê-lo passar pela abertura da lata. Qual é o melhor procedimento para esfriar o refrigerante, antes de abri-lo usando essa única pedra de gelo? Justifique.

Avaliação
  • Experiência: Efeito Estufa
Utilizando 2 copos com água, papel alumínio, caixa de sapato, tesoura e filme plástico os alunos deverão demonstrar a diferença do calor conforme locais diferentes no ambiente e comprovar a irradiação térmica no cotidiano.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Brincando, Cantando e Criando com música e poesia na Literatura

Autora: Sônia Aparecida do Nascimento
Escola: EE Cônego Luiz Giarola Carlos


Estrutura Curricular

Modalidade/ Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial

Componente Curricular
Língua Portuguesa - 
Linguagem oral e escrita
Falar e escutar
Arte Visual
O fazer artistico
Atividades rítmicas e expressividade

 
Objetivo
Motivar os alunos a produzir textos e poemas de maneira divertida, dinâmica, através de músicas, fotos e ilustrações.