terça-feira, 22 de novembro de 2011

Gráfico da função seno

Autora:Valdirene Aparecida Carlos
Escola: EE“Dr. José Otávio Couto Mota” - Alto Rio Doce - MG
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Médio
Componente Curricular
Matemática
Tema
Álgebra


Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Ele irá conceituar a transformação de graus para radianos e vice-versa,aprenderá a produzir e analisar gráfico da função seno.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimento prévio
O professor primeiro deve explicar sobre :ângulos, radianos e suas conversões e também como construir gráfico da função seno em uma folha de papel e como encontrar a imagem.
Estratégias e recursos da aula 
Sanar as dificuldades dos alunos em construir gráfico da função seno de uma maneira diferente e gostosa de fazer, para isso vamos usar uma planilha eletrônica do Broffice.org calc, podemos usar também uma calculadora.
Atividade
Verifique se na sua escola tem o programa broffice.org instalado,se não tiver peça para um especialista fazer isso.
Depois de instalado abre na planilha eletrônica do Broffice.org calc, peça para que os alunos façam três colunas,na primeira escrever graus, na segunda radianos e na terceira seno. Para escrever é só clicar na célula desejada.
Exemplo:
 


Agora já posso escrever na célula A 1 a palavra graus.
Depois de escrever nas colunas,peça para que os alunos escrevam na coluna graus os números 0, 90,180, 270 e 360.Se quiser pode ser outros valores também.
Exemplo: 

Depois peça para os alunos clicar na célula B 2 que está na coluna dos radianos,em seguida ir na barra de ferramentas clicar em assistente de funções indicado por f(x), clicar na função radianos e em fórmula escrever radianos(a2) e dar OK. Exemplo:


Depois peça para que eles cliquem no cantinho da célula B 2 segure e arraste até a celula B 6,observe que esta função transformou os números que estavam na coluna dos graus em radianos peça para que os alunos façam numa calculadora a operação que o computador fez para transformar em radianos. Isso faz com que eles enfatizem mais o conceito de graus e radianos.



Depois peça para que eles cliquem na célula C 2,em seguida clicar em assistente de funções escolher a função sen e em fórmula escrever sen(b2) e clicar em OK,em seguida clicar no cantinho da celula C 2 e arrastar até a célula C 6,onde aparecerão os valores do seno. Exemplo:
Depois peça para que eles selecionem a coluna dos radianos e as do seno,ir na ferramenta inserir e clique em gráfico,em seguida escolher o tipo de gráfico xy dispersão, clicar em linhas uniformes escolher pontos e linhas e clicar em concluir. Exemplo:

Depois peça para que os alunos observem o gráfico e digam qual a imagem dessa função.
Avaliação
Professor peça para que os alunos construam gráfico com outros valores e apresentem em sala de aula com um datashow.

Aprendendo sobre a Independência do Brasil!

Autora: Kátia Miranda de Souza
Escola: EE Padre Egydio Reis - Senhora dos Remédios - MG
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Inicial

Componente Curricular
História 
Tema
Independência do Brasil


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos aprenderão por meio de uma animação/simulação aspectos sobre a Independência do Brasil. Entender o valor dia sete de setembro. Compreender a declaração de independência do Brasil, em 1822, como parte de um processo histórico maior. Compreender que a unidade territorial do Brasil deriva de um processo de independência empreendido "de cima para baixo".
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário trabalhar os conhecimentos prévios com os alunos destacando: A importância da vinda da família real para o Brasil; O dia Sete de setembro para nossa História; Personagens deste episódio.
Estratégias e recursos da aula
 As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:

O professor deverá iniciar as aulas perguntando para os alunos se eles sabem o que é independência. Poderá pedir exemplos de independência: o que é ser uma pessoa, um país independente e etc. Para que os alunos entendam o significado desta palavra (independente) sugerimos que o professor peça para que algum aluno voluntário leia no dicionário o significado de tal palavra, para que algumas discussões sejam feitas sobre o tema da aula, antes que os alunos explorem o Recurso. 
Atividade 1
Após as discussões, colocar os alunos em duplas, no Laboratório de Informática, sugerimos que o professor apresente a eles o texto sobre a independência, postado abaixo, que com este Recurso eles aprenderão um pouco sobre a Independência do Bras 
Vinda da família real para o Brasil
Napoleão Bonaparte, imperador da França, havia decretado o bloqueio continental,estabelecendo que todos os países europeus deviam fechar seus portos aos ingleses.Portugal não aderiu ao bloqueio.Em 1808, a Família Real abandonou Portugal porque as tropas francesas invadiram o país. A Corte veio para o Brasil e instalou o governo no Rio de Janeiro. O príncipe D. João determinou a abertura dos portos, permi-tindo a todas as nações amigas o comércio com o Brasil. D. João governava como príncipe regente porque sua mãe, a rainha D. Maria I,estava muito doente.D. João tomou importantes medidas que trouxeram muitos benefícios ao Brasil: a criação do Banco do Brasil, da Academia Militar e da Marinha, do Jardim Botânico, do Museu e da Biblioteca Nacional, da Imprensa Régia, da Academia de Belas-Artes e do Arsenal da Marinha.Também permitiu que fossem abertas fábricas no Brasil.Houve um certo progresso, mas o governo teve de aumentar impostos para sustentar despesas com a Corte. Por isso, o descontentamento dos brasileiros continuou.Em 1815, o Brasil deixou de ser colônia e tornou-se Reino Unido a Portugal e Algarve. Com isso, as capitanias passaram a ser chamadas de províncias
. Em 1818, coma morte da rainha, D. João foi coroado rei com o título de João VI.Em 1821, D. João VI voltou para Portugal. Ao se despedir, entregou a chefia do governo brasileiro ao seu filho D. Pedro e disse






(Quadrinho adaptado do livro em quadrinhos Dom João Carioca, de Lilia MoritzSchwarcz e Spacca)
 
proseguindo














































































































































































Educação cidadã, etnia e raça. O trato pedagógico da diversidade

Autora: Eva Alinéia Pereira Souza
Escola: EE Padre Egydio Reis - Senhora dos Remédios - MG
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
Geografia
Tema
Educação cidadã, etnia e raça. O trato pedagógico da diversidade

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Essa aula tem como principal objetivo fazer com que os alunos compreendam a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa, inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deverá ter trabalhado os estudos de mapas e globos( legendas, orientações, escalas). Também questionamentos sobre seu município, estado, país e mundo enfocando o Continente Africano no planisfério, destacando seus países e capitais, língua, cultura, educação, moeda, etc.
Levantamento dos grupos étnicos e raciais que formam o nosso país. Pesquisa com relação à localização geográfica, o nível sócio econômico, a geração e as crenças religiosas das populações afro-descendentes. Debate sobre a complexidade da diversidade cultural/racial.   
Estratégias e recursos da aula
Para esta aula o professor deve apresentar aos alunos  que a luta contra o racismo é uma forma de unir as pessoas. O racismo não é problema dos negros, o racismo afeta toda a nossa sociedade. A luta contra o racismo não é uma luta contra os brancos. È uma luta para a construção de uma sociedade onde várias culturas possam viver em harmonia.
Nossa história é marcada pela eliminação simbólica e/ou física do “outro”. Os processos de negação desses “outros”, na maioria das vezes, ocorreram no plano das representações e do imaginário social quando estabelecemos os conceitos do que é ser belo, ser mulher, ou até mesmo do que é ser brasileiro.“todo o brasileiro vive uma situação no mínimo, inusitada. De um lado, há o discurso de que nós somos um povo único, fruto de um intenso processo de miscigenação e mestiçagem, que gerou uma nação singular com indivíduos culturalmente diversificados. De outro, vivenciamos em nossas relações cotidianas inúmeras práticas preconceituosas, discriminatórias e racistas em relação a alguns segmentos da população, como, as mulheres, os indígenas e os afro-descendentes.” Diversidade pode significar variedade, diferença e multiplicidade.
Partindo destas concepções  o professor utilizará nesta aula a apresentação de um SLIDS, onde os alunos poderão observar as várias regiões quilombolas do Brasil e imagens de remanescentes quilombolas fazendo assim, uma análise crítica.
1º passo- Apresentar o SLIDES;
2º passo- Análise crítica seguida de debate;
3º passo- Realização de um relatório relatando os conhecimentos adquiridos.
Apresentação de um SLIDES sobre as regiões quilombolas do Brasil.
Observação: Esta é uma cópia do slide confeccionado pelos alunos e professores.
O professor utilizará também nesta aula o poema “ A Mãe África” de Christiane Jatahy  para estimular a problematização, reflexão e sistematizar a aula. A partir do poema trabalhar o preconceito, racismo e diversidades no cotidiano escolar.

1º passo- Distribuir o poema para os alunos;
2º passo- Pedir aos alunos que façam a leitura do poema;
3º passo- Debate e interpretação do poema;
4º passo- Dramatização do poema.
Do meu peito ainda escorre leite
E esse alimento ninguém pode calar,
Ninguém pode roubar, contrabandear, explorar.
Minha África intacta, livre,
Alimento dos seus filhos.
Mesmo que eu não coma, não beba,
Meu leite não vai acabar.
Podem tirar todo o meu sangue,
Rasgar nossas terras em busca de diamantes,
Rasgar nossas vísceras e nos contaminar;
Meu leite continuará a jorrar
e será alimento de todos os filhos dessa terra.
Mesmo se esse país virar um deserto
e nada restar de pé,
meu leite ainda escorrerá,
alimentando os frutos, as larvas, os filhos.
Porque aqui nasceu o primeiro homem,
Aqui que tudo começou.
E mesmo que o homem destrua o homem,
que o homem negue três vezes a sua origem,
meu leite ainda assim escorrerá
e não será branco, pardo, amarelo, vermelho ou
negro.
Meu leite será puro e transparente,
Correndo nos veios da Terra,
Abençoando todos os filhos sofridos da Mãe África
.
 Site:http://aleitamento.com.br/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=53&id_subcategoria=4
A partir da letra da música “Origem Africana” de Marcos Rasta tirado do sitio letras.terra.com.br serão trabalhados os seguintes passos.
1º passo- Ouvir a música;
2º passo- Cantar acompanhando a melodia da música;
3º passo- Discussão e interpretação da letra da música;
4º passo- Apresentação de uma dança relacionada à letra da música;
5º passo- Confecção de cartaz com frases de conscientização. 
Origem Africana

Marcos Rasta

Se você quer saber quem sou.
De onde venho para onde vou.
Não precisa me perguntar.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Africa!
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Não importa a nacionalidade.
Pode estar em qualquer cidade.
Não importa o lugar.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Africa!
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Se você esta em Recife, é de origem africana.
Fortaleza, e Salvador, é de origem africana.
Onde o negreiro derramou, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Africa!
Africa!
Africa!
Se você esta em Recife, é de origem africana.
Fortaleza, e Salvador, é de origem africana.
Onde o negreiro derramou, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Todo negro do mundo, é de origem africana.
Ô Mileninha, você é minha.
Somos de origem. Africa!
Africa!
Nos somos de orgem. Africa!
Recursos Complementares
Vídeo sobre a África: site-www.youtube.com/watch?v=zhtXtWxQCZs

No link:
http://www.google.com.br/search?q=imagem+da+africa&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=Phw&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=2vF7TtSmGKjj0QGr6IGqAg&ved=0CDMQsAQ&biw=1008&bih=559
Avaliação
A avaliação será feita no decorrer da aula através da observação, participação e atividades realizadas. A avaliação será contínua.

Respeito às individualidades e conhecimento de suas origens

Autora: Lúcia Nazária Lisboa Araújo. 
Escola: EE Padre Egydio Reis - Senhora dos Remédios - MG
Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
História
Tema 
Respeito às individualidades e conhecimento de suas origens

Dados das Aulas: 

O que o aluno poderá aprender com estas aulas:

  • Discutir a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade, bem como as relações que existem entre as classes sociais.
  • Valorizar a diversidade cultural considerando critérios éticos.
  • Valorizar as diferenças individuais, respeitando e valorizando as diversas habilidades.
Duração das atividades: 
04 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno. 
Discriminação e preconceito racial
Pluralidade cultural
As diversas habilidades e seus valores
Produção textual 
Estratégias e recursos da aula:

1ª Etapa - Inicialmente, será feito em sala de aula, uma discussão com os alunos, a respeito do tema:  Respeito às individualidades e conhecimento de suas origens 

 

Trabalhar o texto:  

A composição étnica da população brasileira

Usando o Projetor multimídia

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.

A composição étnica dos brasileiros é um conteúdo muito importante, passível de uma atenção especial por parte do educador ao aplicá-lo em sala de aula. Mostre aos alunos a diversidade étnica da população nacional e como esse fator contribuiu para a nossa identidade cultural; demonstre aspectos culturais presentes em nossas vidas, originários dos indígenas, portugueses, africanos, além dos outros imigrantes europeus, árabes e asiáticos.

No objetivo de promover a reflexão dos estudantes, pergunte sobre a origem étnica de seus familiares, demonstrando a ampla mistura étnica que há em nossa nação. 
A diversidade étnica da população brasileira 
É sempre importante ressaltar que nos estados brasileiros não há homogeneidade étnica, e sim, a predominância de vários grupos. A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país.
A região Sul teve os europeus como principais povos ocupantes do território; na Amazônia, predominam os descendentes indígenas; os afro-descendentes são maioria no Nordeste brasileiro. No entanto, existe grande diversidade mesmo entre essas regiões, pois além de ter ocorrido a miscigenação nesses locais, há um grande fluxo migratório entre essas partes do Brasil. 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

2ª Etapa - Os alunos serão organizados em grupos e orientados a fazerem pesquisa sobre: preconceito, a discriminação racial ou a pluralidade cultural.

3ª Etapa - Após o resultado das pesquisas montar um mural com os dados obtidos na pesquisa, usando gravuras de revistas, jornais para ilustrar, destacando as habilidades diversas e as diversidades culturais.

 4ª Etapa –Assistir vídeos sobre a pluralidade cultural, produzir textos sobre os assuntos dos vídeos e também sobre os debates, dividir a turma em grupos e com ajuda do professor digitar esses textos, expor estes textos no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso aos mesmos.

Vídeos:
-Diversidade cultural no Brasil.WMV, por an000622
 

-Diversidade cultural brasileira por alineback01
 

-Raças e etnias brasileiras, por betahigu
 

-Identidade cultural, por ThaianaAsa
 
http://www.youtube.com/watch?v=YFwxoIpnrzU

5ª Etapa – Promover um debate entre os alunos sobre as diversas habilidades e o reconhecimento de seus valores e dentro deste contexto trabalhar a diversidade cultural da sociedade em que convivem, como: escola, rua, os vizinhos, etc...
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer e valorizar o outro, respeitando suas limitações, aprender que um todo é formado com a parte que cada um tem a oferecer.
Valorizar as trocas de experiências. 
Elaborar conceitos sobre o racismo
Conhecer sobre origens do racismo e suas consequências na sociedade atual
Identificar  atitudes de racismo no seu cotidiano  e propor alternativas para superá-lo
Reconhecer a pluralidade cultural de sua nação, a partir do reconhecimento de sua comunidade.
Recursos Educacionais
Avaliação
A avaliação  acontecerá ao longo do desenvolvimento das atividades, observando se os objetivos foram alcançados.