segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Matemática na música: Uma perfeita harmonia

Autora: Maria de Lourdes dos Santos
Escola: EE Antonino Teixeira de Carvalho - Alto Rio Doce - MG


Estrutura Curricular
Modalidade/nível de ensino
Ensino Fundamental Inicial
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular
Matemática
Língua Portuguesa
Artes
Tema
Operações fundamentais
Interpretação / ortografia
Música: comunicação através da música, interpretação. 

Dados da Aula
- O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Escrever poemas baseados em conteúdos escolares.
  • Promover a interdisciplinaridade. Saber que a música está presente em diversos lugares. 
  • Saber interpretar uma música.
  • Ampliar a atenção, sensibilidade e a capacidade de interpretação do discente.
Duração da aula:
50 minutos aproximadamente 
Conhecimentos prévios
Para a realização desta atividade o aluno deverá conhecer os conteúdos matemáticos.

Atividade 01
Música e Matemática: União que dá certo
Para a realização desta atividade o professor deverá gravar com antecedência o vídeo postado no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=HG4WbT2cFN8&feature=youtu.be, para que seja possível a execução do mesmo em um aparelho de DVD.
Após assistir o vídeo e fazer uma breve reflexão explorando os conteúdos matemáticos presente na música o aluno deverá procurar na cruzadinha abaixo os conteúdos.
Atividade 02
Entregar a letra da música Aula de Matemática de Tom Jobim e Marino Pinto.

Aula de Matemática
Marino Pinto e Tom Jobim
Pra que dividir, sem raciocinar?
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B eu quero demonstrar
que eu gosto imensamente de você,
Por fração infinitesimal,
você criou um caso de cálculo integral.
E para resolver este problema,
eu tenho um teorema banal:
Quando dois meios se encontram
desaparece a fração
e se achamos a unidade,
está resolvida a questão.
Para finalizar vamos recordar
que menos com menos dá mais amor.
Se vão as paralelas ao infinito se encontrar,
Por que demoram tanto dois corações a se integrar?
Se desesperadamente, incomensuravelmente,
eu estou perdidamente apaixonado por você.

  • Pedir aos alunos que circulem todos os termos matemáticos. Em seguida, pedir para que eles procurem no dicionário o significado dos termos desconhecidos.

Trabalhando com fábulas


Autor: Marilda Paiva.
Escola: E. E. Antonino Teixeira de Carvalho – Município de Alto Rio Doce MG

Estrutura Curricular

Modalidade/ nível de ensino:
Ensino Fundamental Inicial
Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa
Artes

Tema:

  • Criar textos de gêneros diversos;
  • Apropriação do sistema da escrita;
  • Trabalhando com gêneros discursivos;
  • Estimular a criatividade.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Identificar a estrutura de uma fábula;
  • Escrever textos com gêneros diversos;
  • Promover a criatividade dos discentes;
  • Estimular a atenção;
  • Entender a moral de uma história;
  • Capacidade de criar desenhos a partir do texto lido. 

Duração das atividades

50 minutos aproximadamente. 


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Desenvolvimento 

1a atividade :

  • Para dar início a esta aula, o docente deve gravar com antecedência a fábula A raposa e o corvo, disponível no seguinte endereço: http://youtu.be/D5oGfWvYG4Y. Após assistir o vídeo, os alunos irão comentar as partes das quais eles mais gostaram na fábula. A partir da fábula original os alunos serão convidados a recontar a fábula oralmente.

2a atividade :

  • O professor irá distribuir a fábula para os alunos.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta idéia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro "Cróóó!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!

Moral: cuidado com quem muito elogia.
Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas
  • Em seguida os alunos deverão fazer o estudo orientado do texto, respondendo atentamente as seguintes questões:

Questões

01- Quem são os personagens da história que você acabou de ler?
02- Onde a história acontece?
03- Como as falas das personagens são apresentadas?
04- Qual a moral da história? O que você achou deste ensinamento?
05- Em sua opinião, os personagens da fábula realmente agem como animais ou eles
apresentam características e comportamentos próprios de seres humanos?
06- Ilustre a fábula que você acabou de ler.

3a atividade:
Os sons dos animais 

Releia o seguinte trecho da fábula:
“Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro ‘Cróóó!’”

Estabeleça a relação entre as palavras aos sons dos respectivos animais. 
  


Alguns Representantes da Geração Romântica no Brasil


Autora: Juliana Cabral Viana Nunes
Escola: EE Jaime Calmeto – Município de Desterro do Melo - MG

ESTRUTURA CURRICULAR

Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Médio
Componente Curricular: Literatura
Tema: romances urbanos e indianistas
Assunto: Estudos literários, análise e reflexão

DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar obra de Joaquim Manuel de Macedo;
  • Analisar obra de Manuel Antônio de Almeida;
  • Conhecer José de Alencar como o escritor romântico que escreveu romances urbanos, históricos, regionais, rurais e indianistas;
  • Ler e refletir sobre obras e autores do romantismo brasileiro.
Duração das atividades.
  • Oito aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos.

  • Características do Romantismo.
  • Primeira e segunda geração do romantismo

Estratégias e Recursos de Aula.
- Utilização do laboratório de informática.
- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

1ª AULA

Dividir a turma em cinco grupos.
Sugerir a cada grupo a leitura de uma obra literária: Luciola, Senhora e Iracema – José de Alencar,
A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo, e Memorias de um sargento de milícias de Manuel Antônio de Almeida.
Cada grupo escolherá a sua Obra.

- 2ª AULA
Como motivação, levar a turma ao laboratório de informática para assistirem a vídeos relacionados aos autores e as obras que eles escolheram. Em seguida, ou simultaneamente, lerão textos disponíveis nos sites: WWW.bibivirt.futuro.up.br/index.html, WWW.mundocultural.com.br/biblioteca, WWW.noxinvitro.com?carus/felix.

3ª AULA
Provocar uma interação com os alunos, pedindo-lhes opiniões e relatos sobre o a obra a qual eles estão lendo. Em seguida sugerir a continuação da leitura das obras.

4ª AULA
Levar a turma ao laboratório de informática para acessarem o site: WWW.graudez.com.br/literatura/romantismoprosa.html, em seguida, ou simultaneamente aplicar a atividade com as questões:
    1. Como era a sociedade brasileira do século XIX?
    2. E a literatura como era concebida?
    3. Qual era a temática dos romances de então?
    4. Vários foram os escritores que se destacaram na época. Qual a importância de:
      1. José de Alencar:
      2. Manuel Antônio de Almeida:
      3. Joaquim Manuel de Macedo:
5ª AULA
Leitura das obras
6ª AULA
Leitura das obras
7ª AULA
Algumas questões serão sugeridas para que cada grupo faça uma interpretação da obra lida:
1- Há no texto marcas do Romantismo? Destaque-as.
1- É possível determinar a classe social a que pertencem os personagens?
2- Que traços românticos distinguem a personagem principal das demais?
3- Nas descrições, o que predomina.
Encerrar as atividades fazendo uma avaliação oral sobre Romantismo, os autores e obras estudadas, sugerindo aos alunos a apresentarem de forma criativa as obras lidas por cada grupo.
8ª AULA
Apresentação de trabalhos.
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da produção das atividades escritas e quando da avaliação final oral.

Multiplicação Através de Malha Quadriculada


Autora: Hélia Maria de Souza Pinto
Escola: EE “Cônego Luiz Giarola Carlos” - Barroso – MG

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente curricular 
Matemática
Tema:
Multiplicação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O (A) aluno(a) vai desenvolver o raciocínio e com isso irá calcular mais rapidamente e perceber que a multiplicação nada mais é do que a adição propriamente dita, desmistificando o tabu de que multiplicação é muito difícil..

Duração das atividades

Aproximadamente 2 aulas ( 2 horas) em sala de aula e 01 aula no laboratório de informática.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos

Professor (a) é necessário que os alunos já tenham dominado a adição e tenha entendido o seu processo, pois a multiplicação é uma continuação e se o aluno ainda não venceu as etapas da adição e subtração, com certeza irá apresentar grande dificuldade em entender o processo da multiplicação, portanto faca uma sondagem para avaliar o nível de conhecimento de seus alunos.

Estratégias e Recursos da Aula

1ª Aula:
Para executar esta aula o professor irá apresentar uma faixa como o modelo, confeccionado em papel pardo, para que o aluno tenha uma visão total da faixa.

  (A figura não representa seu tamanho real)

Em seguida explorar a faixa: cores e formas.

Entregar para os alunos uma malha quadriculada para que eles reproduzam a faixa na malha, meste momento é necessário raciocínio e atenção. (Tamanho real, anexo)
O professor(a), poderá usar papel coloridos e pedir aos alunos para recortar e colar na malha, poderá pedir para colorir a malha ou ainda pintar com tinta guache ou cola colorida de acordo com os recursos disponíveis na escola em que ele atua.
Vale a criatividade do Professor(a).

 
Após colorir a malha fazer questionamentos aos alunos:
Sua malha ficou igual a malha que está no quadro?
Quais as cores você usou para colorir o malha quadriculada? Escreva as cores em seu caderno.
Observando os quadrinhos que estão juntos responda:
Quantos quadrinho você coloriu de rosa? 4
Quantos grupos você coloriu de rosa? 4
Quantos quadrinhos você coloriu de rosa ao todo? 16
Portanto: 4 X 4 = 16

E se eu contar apenas 3 grupos, quantos quadrinho dão? 12
Portanto: 4 X 3 = 12

Fazer o mesmo com as outras cores.
O (A) professora deve usar a criatividade e a imaginação pois novas estratégias surgirão no decorrer da aula.

2ª Aula:
Levar os alunos para o laboratório de informática e trabalhar com o jogo:
www.brincandoseaprende.com.br, jogo: Tabuleiro da Tabuada (Quem será o campeão da tabuada?)

Avaliação 
 
O processo de avaliação irá permear durante toda a realização da aula o(a) professor(a) deverá observar a participação dos alunos, pois é através desta que ele irá verificar se houve aprendizagem.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BULLYING ... Prevenir é a melhor saida


Autora: Maria Aparecida Pereira Mayrink
Escola:  EE Cônego Luiz Giarola Carlos - Barroso – MG

Estrutura Curricular

Modalidade/Nível 
Ensino Fundamental inicial
Ensino Fundamental final
Ensino Médio
Componente Curricular
Ética 
Educação Religiosa
Tema
Respeito mútuo
Justiça
Construção da identidade e da Autoestima
 
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  •  Conhecer o conceito de Bullying
  •  Identificar causas e conseqüências do bullying
  • Perceber os valores pessoais como,Ser único nós somos diferentes,mas perante as leis somos todos iguais.
  •  Despertar a consciência da importância da solidariedade no convívio social, observância da justiça social e segurança publica para a busca da paz..

Duração das atividades
03 aulas (50 minutos cada)

Estratégias e recursos da aula
Os recursos usados para essa aula são um notbook e um retroprojetor para a exibição do filme e slides sobre o tema ,e o laboratório de informática para as pesquisas que os alunos farão sobre o tema.

1º momento:
Exibir o filme” O que é Bullying” 


7 min - 12 out. 2008 - Vídeo enviado por viecofilia
O BULLYING NAS ESCOLAS, UM VERDADEIRO TRATADO SOBRE O ASSUNTO
youtube.com
Após a exibição do slide ,deixar que os alunos façam comentários.
 
2º momento:
Exibir o filme: As melhores coisas do mundo (encontrado em locadoras de filmes)
Combinar com os alunos que, quando quiserem poderemos interromper para fazermos comentários sobre determinada cena.

Sinopse:
Mano tem 15 anos, adora tocar guitarra, beijar na boca, rir com os amigos, andar de bike, curtir na balada. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto nem sempre é tarefa fácil: a popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor. Em meio a tantos desafios, Mano descobre e inventa As Melhores Coisas do Mundo.
Informações Técnicas:
Título original: As melhores coisas do Mundo
Duração: 107 minutos (1 hora e 47 minutos)
Gênero: Drama
Direção:Laís Bodansky
Ano: 2010
País de Origem: Brasil
3º momento:
Entregar para os alunos uma folha com a origem do nome BULLYING
Porque o nome em inglês
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, significa ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos estudiosos do assunto o denominam "violência moral", "vitimização" ou "maltrato entre pares", uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais — no caso, estudantes. Como é um assunto estudado há pouco tempo (as primeiras pesquisas são da década de 1990), cada país ainda tem de encontrar uma palavra, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.
Comentar com os alunos sobre as tragédias que acontecem no Brasil e no mundo envolvindo crianças o adolescintes,como na escola de Realengo zona norte do Rio de Janeiro,etc.
4º momento:  
Usando a interdisciplinaridade .posso pedir o apoio da professora de artes para que oriente os alunos no trabalho sobre o tema.

Os alunos vão pesquisar sobre como evitar o bullying e confeccionar cartazes, escrever poesias ,textos ,desenhos grafitismo e com esse material vamos montar um painel na escola.

Avaliação:
Avaliar a participação nas aulas
Interação entre os colegas.
A avaliação dos alunos se dá a todo momento e terá sua culminância
com a apresentação de um painel contra o bullying na escola.

Pretendo a partir desta aula , montar um projeto para trabalhar com toda a escola.

Bibliografia

http://www,novaescola.abril.com.br/criançaeadolescente/comportamento


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alfabeto


Autora: Ana Lúcia de Freitas Barros
Escola: EE Antonino Teixeira de Carvalho - Alto Rio Doce - MG

Componente Curricular
Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular
Língua Portuguesa
Tema: Alfabeto


O que o aluno deverá aprender com esta aula:
Que o princípio alfabético é que regula o sistema de escrita e que a comunicação oral e escrita se dá através do mesmo.
Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Dominar a natureza alfabética do sistema de escrita.
Ler e compreender frases.
Compreender globalmente o texto lido, identificando o assunto principal.
Inferir informações.

Material necessário:
Livro: No reino das letras felizes de Lenira Almeida Heck, Editora Univates, retirado da biblioteca virtual/site www.dominiopublico.gov.br
CD: Xou da Xuxa  Vol.3 e 
Bingo

Duração das atividades:
03 aulas

Conhecimentos prévios:
Aguçar a curiosidade dos alunos para o que vai ser trabalhado, despertando o interesse sobre a temática.

Estratégias:
As atividades relacionada à leitura serão ministradas na sala dos professores  onde os alunos em pequenos grupos usarão o computador.

1ª AULA:
Falar sobre a importância das letras na comunicação oral e escrita e propor que realizem as atividades abaixo.
Abaixo você encontra o conjunto de letras do alfabeto.
Circula letras que aparecem em seu nome.

Trabalhar o alfabeto de maneira lúdica, usando “Bingo do abecedário.”
Complete a cartela abaixo, escrevendo nos quadrinhos em branco as letras do alfabeto que quiser, sem repetir nenhuma delas.
Vou sortear algumas letras e se tiver na sua cartela, marque-as. O primeiro a completar a cartela, ganha o jogo.
2ª AULA:
Retomar oralmente os aspectos tratados na aula anterior. Após comentar sobre a importância das letras, dizê-los que vamos trabalhar o abecedário usando uma música.
CD Xou da Xuxa- vol.03
Agora é hora da música. Os alunos formarão um circulo, onde será feito perguntas, como:
Que tipo de música vocês gostam?
Quem sabe cantar uma música que fala as letras do alfabeto?
O professor colocará o CD com a música “ Abecedário da Xuxa”.

Depois de ouvirem a música, o professor fará as seguintes perguntas:
Quem já conhecia essa música?
O que acharam da canção?
Distribuir a letra da música para os alunos lerem e em seguida todos lerão voz alta.
Propor aos alunos que escrevam seu próprio abecedário usando: nomes de frutas, animais, pessoas...
No final da atividade, pedir aos alunos que ilustrem algo relativo a música.

3ª AULA:
Retomar o tema da aula anterior.
Levar os alunos para a sala dos professores, onde ficam os computadores.
Em pequenos grupos, os alunos deverão acessar o site www.dominiopublico.gov.com – literatura infantil, onde encontrarão a relação de obras de vários autores, devendo acessar a obra de Lenira
Almeida Heck “No reino das letras felizes”.
Apresentarei capa do livro e farei os seguintes comentários.
Qual é o nome da história?

Você já conhecia este livro?
E a autora, já conhecia?
Que letras aparecem na capa? Onde elas aparecem?

Vamos a leitura do texto.
Solicitar a um aluno do grupo para que faça a leitura em voz alta aos demais. Ao terminar farei a leitura em voz alta e com fluência para os alunos. Em seguida farei perguntas sobre o texto lido.
Após discussão, retornaremos a sala de aula, onde farão a interpretação escrita do texto.
De que se trata o livro?
Qual foi o objetivo do grande baile?
Após o baile aconteceu o que a princesa esperava?

Sugerir que ilustrem o texto.

Avaliação:
A avaliação se dará durante todo o processo da aprendizagem. Durante as atividades e discussões nas aulas, verificar se os alunos identificam as letras do alfabeto e se fazem distinção entre as letras maiúsculas e minúsculas, como também se compreendem que nosso sistema de escrita representa sons ou fonemas.










Trabalhando Ordem alfabética

Autora: Maria Goretti de Oliveira
Escola: EE. Cônego Luiz Giarola Carlos - Barroso - MG

Estrutura Curricular
Modalidade/ Nível de Ensino
Anos Iniciais ( Sala Recurso AEE)
Componente Curricular
Língua Portuguesa
Tema
Trabalhando Ordem Alfabética

Tempo Previsto 
2 Módulos de 1 hora ( totalizando 2 horas)

Dados da aula
Esta aula será para alunos da Sala Recurso AEE ( Atendimento Educacional Especial ) do tipo Dificuldade de Aprendizagem. Com esta aula o aluno utilizará habilidade em estimular o raciocínio, pensar, observar e relacionar diferença e semelhança entre as palavras.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: O professor deverá passar uma caixinha tendo dentro fichas com palavras do conhecimento dos alunos.

  • O aluno retira por sua vez uma ficha, lê a palavra, soletra e deverá dizer uma outra palavra que começa com a mesma letra ou a mesma silaba.
  • Estimular os alunos a descobrir qual a palavra maior que está em suas mãos, e comparar as semelhanças e diferenças entre uma palavra e outra.
  • Por último pedir os alunos que colocam as palavras em ordem alfabética, observando a primeira letra e a primeira silaba.

2º Momento: Levar os alunos até a sala de computação direcioná-los ir até GOOGLE e pesquisar http//guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-2htm, onde tem uma atividade que terão que colocar as palavras em ordem alfabética ou então ir ao site www.brincandoseaprende.com.br e clica na Língua Portuguesa e lá encontrará esta atividade e outras atividades educativas que estará estimulando o raciocínio e a atenção do aluno.

Avaliação: 
A avaliação acontecerá no desenvolvimento das atividades, na observação contínua de cada aluno , auxiliada por anotações feita pelo professor registrando as facilidades e as dificuldades que eles encontraram no decorrer das realizações das atividades , observam se os alunos foram capazes de entender e compreender a ordem alfabética.
Se desejar dar uma última atividade, entregue a eles várias fichas com palavras e peçam que coloque em ordem alfabética, assim você também poderá está avaliando o aluno.

Futsal


Autor: João Batista Candido
Escola: EE ”Zequinha de Paula” - MG



Estrutura Curricular

Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Fundamental Final
Componente curricular
Educação Física
Tema
Futsal

Dados da aula

O que o aluno poderá adquirir com esta aula

Conhecer a história do futsal e reconhecer o potencial do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores democráticos como solidariedade, respeito, confiança e ética.

Duração das atividades: 150 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Conhecimento das regras e conceitos do futsal

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra esportiva, sala de informática.
Materiais: bola de futebol, computadores com internet.

Atividade 1

Preparar a sala de informática e levá-los para fazer uma pesquisa referente a história do futsal. Após a pesquisa, propor um debate sobre ao surgimento dessas práticas.
Atividade 2 

Ainda na sala de informática, pedir para que a turma pesquise em quais regiões brasileiras em que o futsal é mais praticado.

Atividade 3

Encaminhar os alunos para quadra esportiva e dividí-los em cinco para a realização do futsal.


Atividade 4

Aquecimento: polichinelo ou um trote de 3 a5 minutos.
Alongamento: de diferentes grupos musculares.

Avaliação

Dividir a turma em dois grupos. Um grupo deverá montar um mapa geográfico da prática do futsal no Brasil, o outro deverá anotar as sugestões dadas durante o debate feito na atividade 1.



 

 



Água


 Autora: Raiane Caroline de Souza
 Escola: EE Urquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios - MG

Estrutura Curricular
Modalidade – Ensino Fundamental Inicial
Nível de Ensino Competente Curricular – Ciências naturais
Tema – Ambiente
Assunto – Água

Dados da Aula
Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.
Compreender a necessidade e a importância da água para a vida em geral.

Estratégias e recursos
Aula interativa;
Uso do laboratório de informática;
Carta;
Aula conceitual.

Motivação
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem ou sabem sobre o assunto. Após as discussões o professor irá dar continuidade pedindo que eles procurem em um dicionário e reflitam e escrevam sobre alguns significados da palavra água.

Atividade 1
Comece perguntando: “onde encontramos água?”. A idéia é que a turma perceba como essa substancia é abundante. Informa que, além de rios e mares existe água também no subsolo e no ar atmosférico. Peça que as crianças falem sobre o uso da água no dia a dia. É importante que as crianças percebam que a água vem da natureza.

Atividade 2
Relembrar com os alunos os lugares onde podemos encontrar água na natureza. Questione-os sobre sua importância e explique que todos os seres vivos necessitam de água para manter suas funções vitais. Para verificar a presença de água em um vegetal faça um pequeno buraco em uma batata cortada ao meio e coloque uma boa quantidade de sal nessa cavidade e deixe repousando enquanto você promove as discussões. No local em que o sal foi depositado, vai se formar uma poça de água, pois o sal “puxa” o liquido presente no interior do vegetal.
Perguntar se existe água no corpo humano e verificar se os alunos vão saber comprovar que sim.
Explicar que quando transpiramos ou urinamos perdemos água, por isso sentimos sede.

Atividade 3
Visita ao laboratório de informática para se interarem sobre os termos conservação e preservação. Solicite que os alunos pesquisem em fontes confiáveis na internet, instituições ou indústrias que tenham como meta a conservação ambiental. O objetivo dessa atividade é coletar informações sobre a importância de preservar e conservar a água.

Atividade 4
Apresentação da “Carta escrita no ano de 2070”.
Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=VuZ0Q4k1FWs&feature=related

Ciclos da Natureza

Autora: Maria Aparecida das Mercês Carvalho
Escola: EE Urquiquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios


Estrutura Curricular

Modalidade/Nivel de Ensino
Ensino Fundamental Inicial

Componente CurricularMeio Ambiente

Tema
Ciclos da natureza


Dados da aula
- O que o aluno poderá aprender com esta aula?

A importância do ciclo da água para o meio ambiente como o cultivo das plantas e de pequenas espécies de animais que aparecem equilibrando naturalmente a  umidade do solo.

Duração das atividades
4 aulas - 50 minutos 
 
Atividade 1

Conhecimentos prévios trabalhados com o professor com o aluno

É importante que observem a natureza em que vivem e acompanhem as mudanças naturais e conheçam alguns como a chuva, a evaporação.

Trabalhar a oralidade fazendo um comentário no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida.Os alunos devem registrar os conhecimentos prévios sobre o tema proposto :Os ciclos da água.

O professor deverá anotar as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e deverá solicitar a turma que observe na semana a seguir o tempo,verificando se houve chuva, secas e também o rio próximo da escola,incentivando-os a observarem o nível,o volume e coloração da água e também o estado de conservação das matas ciliares.

Problematização:

Sugerir questões que podem ser levantadas despertando o interesse sobre o tema:

-De onde vem a água?

-Qual a importância da água para o meio ambiente?

-A água está disponível para toda a comunidade?

-Existem pessoas que não tem acesso a água?

-Qual a qualidade da água em nossa comunidade?

Atividade 3

Propomos um trabalho de campo na horta Escolar para observar como nesse espaço é possível o cultivo das plantas e o aparecimento de pequenas espécies de animais,assim como o equilíbrio natural de umidade da terra.

Pesquisa com o servidor que trabalha na horta Escolar em forma de entrevista analisando a questão ambiental atual com destaque sobre o ciclo da água.

Atividade 4


Acessar o vídeo –“o ciclo da água” mostrando os caminhos da água até chegar as casas das pessoas.

Atividade 5

Sugerir que a PEUB conte a história de Literatura Infantil “A gotinha Plim Plim de Gerusa Rodrigues Pinto da coleção Encanto e Ternura.

Atividade 6

Jogos educativos e vídeos na sala de Informática para os alunos.

Avaliação

Contagem de uma história em fatos: A nuvenzinha esperta. Como sequência didática um conjunto de atividades registrando a participação dos estudantes nas diferentes atividades e examinar as produções de textos realizados por eles ou recontando oralmente ou ilustrando através de desenhos.

Estudo do solo: minhocário

Autora: Maria Goretti de Assis Barbosa
Escola: EE Urquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular
Ciências Naturais
Tema
Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer e observar os diferentes tipos de solo;
• Perceber a importância do solo para a sobrevivência;
• Reconhecer o solo como ambiente, com os seres vivos e sua importância para estes e
para a agricultura;
• Fazer relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o meio
ambiente.

Duração das Atividades


04 aulas (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com o aluno
Conhecimentos básicos sobre a importância do solo.

Estratégias e recurso da aula

1- Dinâmica: Tempestade Cerebral.
Levantar as questões:
-O que é solo para você?
-O que conhecem sobre o solo?
-O que acontece com o solo quando chove?
-Que tipos de solo conhecem e para que serve?
Registrar no quadro de giz tudo que a criança fala sobre o solo.

2- Roda de conversa.

Promover uma discussão a partir de um ovo cozido e cortado ao meio, fazendo comparações entre ele e o solo visto em corte. Estimular o aluno a refletir e concluir que, assim como o ovo tem camadas (casca, clara e gema),o solo também tem.

Fazer experimentos para explicar que o solo é formado por camadas.

3- Projeção em vídeo do filme “SOLO”.
http://www.youtube.com/watch?v=bPrpyyDNTDo&feature=related

Após assistir o vídeo, a professora deverá despertar nas crianças o desejo de pesquisar no Google, os tipos de solo e importância para os seres vivos e agricultura.

Cabe a professora pedir cada criança para desenhar aquilo que mais lhe chamou
atenção.

4- Pesquisa de campo 
Solicite que façam um passeio aos arredores da escola, horta, para observação e coleta de solos diferentes, podendo também trazer da sua casa.
Conversar com o produtor da horta escolar a respeito da terra e do aproveitamento do solo.
Cada grupo deverá trabalhar com uma amostra de solo. Observar as cores, a presença de torrões, pedriscos, areia, materiais diversos, partes de vegetais e animais. Faça uso da lupa.
Descreva cada amostra coletada. Elas são iguais ou diferentes?

5- De volta a sala de aula 
Aa professora deverá retomar a conversa sobre solo, sua composição, formação e vantagens do húmus.

6- Solo sendo preparado para o minhocário
Fazer o minhocário.
Pesquisa em revistas, livros, vídeos e Internet, informações sobre as minhocas.
Registrando a pesquisa
Trabalho em grupo – Responda:
- Porque as minhocas são importantes para a formação do solo e para a agricultura?
- O que as minhocas comem?
- Como é o corpo das minhocas?
- Como elas locomovem?
- Como fica o solo onde elas vivem?
Apresentação do minhocário pelos alunos no dia da Culminância do Projeto GDP- Meio Ambiente.

Recursos Complementares
Fonte:
http://www.embrapa.br/embrapa/impresa/artigos/2005/artigo.2005-12-
07.0551511763
Sugestão de leitura: A horta de Horácio
Autora: Lúcia Pimentel Góes
Editora Scipione.

Avaliação

A avaliação ocorrerá em todos os momentos da aula através de observação sistemática assim como, a partir do envolvimento, interesse dos (as) alunos (as) nas atividades propostas.

Matemática com Tangram

Autora: Iolanda Carmelita Nogueira de Faria.
Escola: EE “Urquiza Diniz Chagas” - Sra. dos Remédios - MG

ESTRUTURA CURRICULAR
 
Nível de ensino/Modalidade
Ensino Fundamental Inicial.
Conteúdo Curricular 
Matemática.
Tema 
Espaço e Forma.

Dados da Aula: 
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Conhecer a história do tangram.
- Explorar a coordenação motora e a criatividade.
- Criar um tangram.
- Trabalhar em grupo.
- Identificar algumas formas geométricas presente no tangram.
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita.

Duração das atividades:
4 aulas de 60 minutos cada uma.

Estratégias e recursos da aula.
1ªAtividade:
Organizar a turma em círculo e dizer aos alunos que irão aprender sobre um jogo inventado em outro país que se chama tangram. Apresentar o jogo Tangram e contar a história de sua origem. Diz á lenda que o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços.
Levar os alunos até o laboratório de informática e pedir que acesse os sites:
No 2º site, você encontra uma historia para poder iniciar o trabalho com Tangram, uma historinha para se fazer o Tangram usando dobradura e algumas atividades.
Deixar os alunos fazer alguns comentário ,em seguida entregar uma folha de papel branca e peça que faça um desenho retratando a história do Tangram. Compare os desenhos e depois cole-os no mural da sala de aula.
2ª Atividade:
Dividir os alunos em dupla, distribuir o quebra cabeça feito com papel cartão para que possa manuseá-lo conhecendo assim suas 7 peças que são, 5 triângulos sendo 2 grandes 1 médio e 2 pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Depois deixar que cada um construa o seu Tangram.
3ª Atividade

Os alunos irão montarem animais ,plantas objetos,dentre os formatos; cada grupo deverá produzir uma história utilizando as sete peças do Tangram. Organize o texto e coloque o desenho na folha branca e produz um pequeno texto onde o texto deverá ter começo, meio e fim, em seguida cada grupo apresentará o seu texto;colar no mural da sala de aula.

4ª Atividade
Ir com os alunos no laboratório para acessar o saite onde se encontra animação de figuras do circo com peças do Tangram.
5ª Atividade
-Propor desafios para os alunos em duplas
1° Passo: Com 2 peças, construir 1 quadro,depois mudando as peças construir novo um triangulo e finalmente,forme com as mesmas peças,um quadrilátero que não seja um quadrado.
2º Passo: Forme um quadrado com apenas 3 peças do Tangram,com as mesmas peças usadas na atividade anterior,construa um triangulo.Partindo do exercício anterior,mova uma peça para formar um retângulo e mova uma peça novamente e forme um paralelograma.
3° Passo:Com o triangulo médio e os dois triângulos pequenos, forme um quadrado que não seja nem o retângulo nem paralelograma.
Avaliação:
O professor deverá avaliar a participação na construção das peças do Tangram e na produção de textos,registros individuais as facilidades de cada aluno com relação à origem e composição do tangram.

Efeito Estufa

Autora: Sônia Regina Damasceno Rosa
Escola: EE Urquiza Diniz Chagas - Senhora dos Remédios - MG


Estrutura Curricular

Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial
Competente Curricular 
Ciências naturais
Tema 
Ambiente


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O que é o efeito estufa
Cuidados que temos que ter para a conservação do meio ambiente

Tempo Estimado
Aproximadamente 100 minutos; duas aulas

Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa;
  • Textos;
  • Uso do laboratório de informática;
  • Música.

Motivação
Sugerimos ao professor que inicie a aula perguntando aos alunos se já ouviram falar ou se sabem o que é Efeito Estufa. Após discussões, o professor deverá pedir para que eles procurem em dicionários o significado da palavra “estufa”.

Atividade 1
Conversa sobre o significado da palavra “estufa”. Leitura do texto explicativo aquecimento global e efeito estufa, colocar figura ilustrando o assunto abordado.


A professora explicará a figura usando o quadro negro desenhando a terra e o sol e explicando onde param os gases tóxicos impedindo que a terra mande o calor recebido para o espaço, pois os gases funcionam como uma redoma bloqueando a saída do calor recebido.

Atividade 2
Uso do laboratório de informática para pesquisarem o assunto. O professor deverá direcionar o site de busca www.google.com.br para melhor aproveitamento da aula. Encontrando leituras e imagens que informa e enriquece o aprendizado do aluno.

Atividade 3
Música- Disponível em:
Trabalhar a letra e cantar com os alunos que poderá será apresentada a escola.