quinta-feira, 28 de julho de 2011

Escolha a vida:drogas não!


Autora: Samara Gomes 
Escola: EE Sant'Ana - Barroso - MG

Estrutura curricular
Nível de ensino
Ensino fundamental inicial
Componente curricular
Saúde e Ética
Tema
Esclarecimento sobre os efeitos das drogas

Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com a aula
- Conscientização de que a prevenção começa na tenra idade
- Informar e esclarecer os problemas social-psíquicos e familiares causados pelo uso das drogas
- Incentivar a busca de mais informações por meio de imagens e vídeos pesquisados na internet
- Desenvolver a consciência crítica

Duração das atividades 
três aulas de 30 minutos

Conhecimentos prévios 
não são necessários

Estratégias e recursos da aula:
Rodas de discussão e laboratório de informática

1ª atividade
Organizar os alunos em círculo e pedir que falem o que já sabem sobre as consequências do uso de drogas. Após o levantamento de dados, os alunos deverão registrar o que foi discutido por todos.

2ª atividade
Encaminhar os alunos ao laboratório de informática onde os alunos assistirão vídeos no youtube que já deverão ter sido selecionados pelo professor, pois há vídeos sobre drogas com conteúdos impróprios para a faixa etária dos alunos.

3ª atividade
O professor irá consolidar as informações corretas sobre o tema e responder dúvidas que possam surgir após as informações sistematizadas.
Dividir os alunos em grupos e pedir que façam paródias criativas que condenem o uso de drogas e mostrem as más consequências de seu uso.
Essas paródias deverão ficar expostas na escola. Caso o professor ache viável a melhor paródia poderá ser escolhida pela especialista e o vencedor premiado.
 
Avaliação
Ocorrerá durante toda a aplicação das atividades.
As atividades de pesquisas, discussão em grupo e realização de paródias servirão de base para verificar a aprendizagem dos alunos.

 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que são Fábulas?


Autora: Sônia Aparecida de Rezende
Escola: E.E.”Antonino Teixeira de Carvalho” - Alto Rio Doce – MG


Estrutura curricular

Modalidade / Nível de ensino  
Ensino Fundamental Inicial
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Fábulas

Dados da aula:

O que o aluno pode aprender com essa aula?


  • Conhecer o que é uma Fábula, como elas foram criadas e quem são seus autores.
  • Criar sua própria fábula.
  • Saber buscar na internet vídeos de fábulas e outros assuntos de seu interesse.


Duração das atividades:

Duas aulas germinadas de 50 minutos. Ao longo do ano letivo

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:

Para a realização da atividade proposta, o professor diagnosticará qual o conhecimento que os alunos possuem sobre fábulas: quais são suas características, quais eles conhecem e se alguém já usou alguma vez o computador.

Estratégias e recursos da aula:

As atividades que os alunos irão desenvolver é sobre fábulas, destacando suas características principais, como surgiram e quem são os seus autores. E para tornar uma aula mais interessante será usado o computador, para que os alunos vejam vídeos de algumas fábulas. A finalidade é que com base no conteúdo revisado e através da proposta de trabalho a seguir os alunos façam uma relação entre o aprendido e o cotidiano por meio das fábulas.


O foco principal é na disciplina de Língua Portuguesa, mas a atividade pode ser reformulada para encaixar em uma proposta de trabalho interdisciplinar envolvendo disciplinas como: Literatura, Artes e História.

Leitura Informativa:


As fábulas se originaram das parábolas. Para ensinar ao povo, Jesus usava parábolas. Ele utilizava uma linguagem figurativa para expressar o que realmente queria dizer.


O nascimento da fábula coincide com o surgimento da linguagem. Elas nasceram simultaneamente na África, na Europa e no Oriente, sendo contada de geração em geração.


As fábulas são narrações curtas, não realistas e, portanto de natureza simbólica e bem humorada na qual os personagens, geralmente, são personificados, ou seja, possuem características humanas. Eles pensam e agem como seres humanos, representando seus defeitos, qualidades e os seus vícios.O objetivo da fábula é transmitir uma lição de moral. Suas mensagens e ensinamentos estão relacionados a fatos do cotidiano.


Esopo foi um fabulista grego que teria vivido na antiguidade no século VI a.C. A ele atribui-se a origem das fábulas. Não se sabe ao certo se ele realmente existiu ou se é uma lenda, entretanto foram atribuídas como de sua autoria, mais de 300 fábulas. Alguns dizem que Esopo era um escravo que foi libertado pelo seu dono e na liberdade conheceu as fábulas, por elas se apaixonou e começou a escrever essas narrativas.


Outros poetas e escritores recontaram as fábulas de Esopo como:

  • Fedro, filho de escravos, nascido em Tárcia, retratou, através dos versos, sua revolta contra as injustiças sociais.
  • La Fontaine, poeta francês, de origem burguesa é considerado o pai da fábula moderna.
  •  Monteiro Lobato, escritor brasileiro, escreveu um livro chamado Fábulas e nele reúne diversas histórias desse gênero.
  • Millôr Fernandes, escritor carioca, escreveu o livro 100 Fábulas Fabulosas; expressa humor e ludicidade.
Navegar com os alunos no site:
http//crianças.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm

As fábulas podem ser vistas com os recursos: animação e som, somente animação ou somente som. Eles aprenderão brincando a fábula da Cigarra e a Formiga.


Após o vídeo realizar o seguinte trabalho:
  • Escolha alguns alunos e peça-os que recontem ou dramatizem a fábula.
  • Dialogue com a turma sobre o sentido da fábula:
_ Quem são os personagens?
_ O que eles faziam?
_ Onde aconteceu esse fato?
_ Era dia ou noite?
_ Que ensinamento esse fato nos trouxe?
_ Você concordou com a atitude da formiga?
_ Que final você daria para essa narrativa? 


  • Faça a ilustração dessa fábula. 

  • Depois que os alunos familiarizarem com este portador de texto pedir que inventem sua própria fábula e montar o livrinho de fábulas da turma que será apresentado para outras turmas e colocado na biblioteca da escola.


Avaliação:

Durante todas as atividades trabalhadas podemos observar o avanço de cada aluno durante a realização dos trabalhos propostos como: orais, escrita, produção de textos, reescrita e dramatização dos alunos.

Referências Bibliográficas:

Brasil. Ministério da Educação . PDE/ Programa Escola Ativa Alfabetização e Letramento 3º ano.

SEE-MG (2008) Guia do Alfabetizador 2º bimestre 2º ano do Ciclo de Alfabetização.

Pesquisa na internet através dos sites:
http://pt. Wikipedia.org/wiki/fabula
http:/www.contandohistoria.com/esopo.htm


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Produção de textos e frases

Autora: Sandra Pereira da Silveira Duarte
Escola: EE “Antonino Teixeira de Carvalho” – Alto Rio Doce/MG
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino   
Ensino Fundamental Inicial  /3º ano e PROETI
Componente Curricular        
Língua Portuguesa
Tema
Produção de texto e frases

Carga Horária: 2 horas/aulas 
Dados da Aula
Os alunos através do jogo de sete erros com fim de diversão e distração estarão desenvolvendo a observação visual, a concentração e atenção e logo em seguida ao produzir um texto a partir do desenho escolhido pelo grupo estarão desenvolvendo a interpretação e as habilidades lógicas e linguísticas.
Desenvolvimento da aula
1.       Dividir a turma em 4 grupos(± 6 alunos);
2.       Levar os grupos para a sala de informática;
3.       Acessar a internet, abrir o site (Http:// iguinho.ig.com.br/jogo sete erros.html)
4.       Escolher um dos jogos de sete erros.
5.       Imprimir um para cada aluno do grupo;
6.       Eles irão descobrir os erros e a partir do desenho elaborar um texto.
Finalização da aula 
O aluno irá ler o texto para a turma e entregar a professora
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante toda a execução da atividade.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

“Cultura pop, uma reflexão estética”


Autor: Lauro César Américo Silva
Escola: EE Cônego Luiz Giarola Carlos

Estrutura curricular

Nível de ensino:
Ensino Médio
Componente curricular:
Filosofia
Tema:
Estética

O que o aluno poderá aprender nesta aula:
- A estética filosófica.
- Crítica da arte cinematográfica e musical da atualidade.
- Respeito aos diversos gostos artísticos.
- O conceito de Belo utilizado na filosofia, de Sócrates até os dias atuais.
- O conceito cultural de machismo.

Duração:
Duas aulas de 50 min.

Estratégias e recursos:
Slides com uso de projetor.
Utilização do laboratório de informática da escola.


Primeira aula:
Introdução: Devera questionar com os alunos o que significa a palavra estética para eles. Logo após será explicado o que a filosofia define como estética.
Serão então apresentado slides com os conceitos e comentários sobre a cultura artística que os jovens possuem atualmente. Como exemplo deve utilizar os filmes de suspense e terror mais assistidos pelos jovens e adolescentes. E pedir aos alunos exemplos destes filmes. Com os exemplos dos alunos, pedir que eles acessem o site You Tube para assistirem alguns trailers de filmes. Discutir sobre as preferências artísticas pessoais e o que a filosofia considera como Belo.


Segunda aula:
Iniciar a aula incitando os alunos a exemplificar sobre musicas que os agradam.
Pedir que eles acessem essas musicas na internet. A partir disto o professor deve levantar algumas criticas sobre essas musicas e filmes. O professor também deverá elucidar o machismo em alguma destes trabalhos artísticos. Por fim é hora de citar filósofos que discutiram sobre arte. Destaque para os gregos como Sócrates, Platão e Aristóteles e os alemães Shopenhauer, Kant, Hegel e Heidegger.

Avaliação:
Como avaliação pedir que eles escolham um filme e uma musica para escreveram uma critica filosófica.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Raízes Africanas na identidade brasileira – contribuições dos povos angolanos

Autora: Alcilene Aparecida de Andrade
Escola: EE“Zequinha de Paula”- Santa Rita de Ibitipoca - MG


Modalidade/Nível de ensino
Ensino Fundamental Final
Componente Curricular 
História
Tema: 
Raízes Africanas na identidade brasileira – contribuições dos povos angolanos.

1- O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Identificar as marcas da cultura angolana em nosso país;
  • Conhecer e valorizar a história dos africanos;
  • Identificar rotas negreiras entre Àfrica e Brasil;
  • Reconhecer a necessidade da valorização da cultura africana;
2- Duração das atividades

Uma aula de 0:50 minutos

3-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A história da África antes da chegada dos europeus- Reino de Mali e Congo

4- Estratégias e recursos da aula:

Atividade 1

Vídeo com informações sobre costumes e características da Angola,
(disponível no http//www.youtube.com/watch?v=1BIO2b1hHnY)

Após assistir o vídeo pedir aos alunos que anotem as semelhanças entre o Brasil e Angola.

Atividade 2

Leitura de texto
Rota de Angola

É difícil saber quantos africanos foram trazidos para o Brasil ao longo de três séculos de tráfico negreiro. Muitos registros que poderiam tornar os dados mais precisos foram perdidos ou destruídos. As estimativas indicam que entre 3.300.000 e oito milhões de pessoas desembarcaram nos portos brasileiros para serem vendidas como escravos.
Essa rota forneceu cerca de 40% dos 10 milhões de africanos trazidos para as Américas. No caso do Brasil, os navios que partiam da costa dos atuais territórios do Congo e de Angola se destinavam principalmente aos portos de Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Os povos da África Central Atlântica, como os ovimbundos, bacongos, ambundos e muxicongos, pertenciam ao chamado grupo linguístico banto, que reúne cerca de 450 línguas.
O tráfico dessa região para o Brasil começou ainda no século XVI. Foi inicialmente marcado pela aliança entre os portugueses e o reino do Congo. Mas, para escapar do monopólio do rei congolês no fornecimento de africanos escravizados, Portugal passou a concentrar esforços na região mais ao sul, onde hoje se situa Angola. De lá, veio a maior parte dos africanos que entraram no Brasil, principalmente pelo Rio de Janeiro, no período colonial.
Trabalhando o tema:
  1. Dividir a sala em grupo e propor uma pesquisa sobre a influência de Angola no Brasil. Os temas a serem pesquisados: culinária , capoeira e música.
  2. Pedir que escolham um prato típico para sua confecção.

5- Recursos complementares:
Sites:

Laboratório de informática

6- Avaliação:

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: debates, produção de mapa (Brasil e Angola), pesquisas, e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Festa Junina

Autora: Maria Aparecida Guimarães Santos
Escola: EE José Dias Pedrosa - Cipotânea - MG


Modalidade / Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular:
Língua Portuguesa  
Artes 
Tema: 
Festas Juninas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Despertar o gosto pelas festas juninas;
  • Desenvolver a socialização da criança;
  • Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
  • Desenvolver o ritmo e as habilidades motoras.

Duração das atividades: 

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Conversar com os alunos para introduzir a aula que se pretende desenvolver.
  • Vocês já participaram de alguma festa junina?
  • E aí? Dançaram?
  • Que local foi realizada a festa? Vocês gostaram?
  • Vocês saberiam me dizer quais são os santos festejados no mês de junho?

Estratégias e recursos da aula:

Após ouvir as respostas dos alunos levá-los para a sala de informática, para em dupla pesquisarem e se informarem mais sobre festas juninas( origem, comidas típicas, danças, brincadeiras...)
Aproveitando o momento na sala de informática, pedir que acessem http://www.youtube.com/watch?v=PimfxxXQYDS e vejam a dança do “Arco de Flores”
De volta à sala de aula cada dupla comentará sobre o que leram e observaram, respeitando a vez de falar.
Sairemos novamente da sala de aula para a quadra da escola e juntamente com a professora de Educação Física, faremos a dança apresentada no vídeo: Arco de Flores.

Avaliação:
Será constante , observando o gosto, interesse e participação pelas atividades desenvolvidas e observando se os objetivos foram alcançados.

Preservação do Meio Ambiente


Autora: Adriana de Oliveira Nascimento
Escola: EE Sant'Ana - Município de Barroso - MG

Estrutura Curricular:

Modalidade/Nível de ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização gêneros textuais/produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Meio ambiente ciências/artes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservação do meio ambiente

Dados da aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Objetivos:
Desenvolver o conhecimento, habilidades e atitudes voltadas para preservação do meio ambiente.
Realizar atividades manuais usando materiais recicláveis.

Duração:
4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
  • conceito ecológico
  • preservação da natureza
  • reciclagem

Estratégias e recursos da aula

1ªaula

Apresentar a capa do livro Amigo Planeta para os alunos;
Conversa informal com a classe:
  • O que encontramos na capa de um livro?
  • Quem é o(a) autor(a) que fez este livro?
  • Qual é o nome da editora que publicou este livro?
  • Qual é o personagem que aparece na capa?
  • Onde passa a estória?
  • O que está acontecendo com esse macaquinho?

Fazer a leitura em voz alta, com ritmo e expressividade, pelo prazer de sentir se participante do texto.

Julgamento:
  • Atitude do menino;
  • Atitude dos animais;
  • Atitudes dos homens;
  • Atitudes das crianças;

Inclusão de classe:
  • Há mais menino ou animais?
  • Há mais crianças ou animais?
  • Há mais homens ou animais?

2ª aula

“Na última página do livro as crianças aparecem na caminhada com alguns cartazes com os dizeres:”

  • Preserve a natureza;
  • Cuide de nossos animais:
  • Salve o nosso planeta;

Conversa informal:

  • Para que serve?
  • A que eles se referem?
  • Em sua opinião, porque esses cartazes são importantes?

Professor (a) solicite a classe para confeccionar um cartaz coletivamente sobre o meio ambiente.

3ª aula

Visita ao laboratório de informática para:


  • Apresentação dos 10 mandamentos da natureza


  • 30 maneiras de se contribuir com a preservação do nosso planeta


  • Jogo da memória dos animais em extinção e reciclagem.


4ª aula

Oficina de materiais reciclagens
Explicar para os alunos sobre reciclagem
Realizar trabalhos manuais com materiais recicláveis.
  • Com garrafa pet: porta-jóias,
  • Retalhos de pano: boneca africana
  • Jornais: papel para embalagem

Recursos:
Sites educativos, livros infantis, garrafas pet, jornais, retalhos de panos e E.V. A.

Avaliação:

Avaliação será realizada de forma contínua, observando e registrando o desenvolvimento oral, interesse, participação dos alunos nas atividades propostas.