terça-feira, 6 de julho de 2010

Parabéns a TODOS os professores que colaboraram com este Blog

Agradecemos a todos os docentes que participaram da elaboração dos trabalhos postados no nosso Blog!
Estamos abertos a comentários e sugestões!!!

Obrigada pela colaboração!!!

Trabalho Interdisciplinar (Língua Portuguesa, História, Geografia e Filosofia) desenvolvido pelos professores da EE CELD - Antonio Carlos

Relato do trabalho desenvolvidos utilizando tecnologias, na EE Junto ao Centro de Educação Lima Duarte - CELD, no município de Antônio Carlos.

Texto de Renata Haratani

Ao idealizar este projeto para os alunos do 9º ano( 8ª série) da E.E. Junto ao CELD, tivemos o objetivo de aplicar os conceitos de textos descritivos, para que os alunos entendessem que criar um texto descritivo é pintar com palavras para que o leitor consiga visualizar uma cena e consequentemente entender a mensagem do texto. O mini projeto “A imagem do som”, veio para tornar possível a descrição inversa, isto é, transformar a palavra em imagem, para que os alunos deficientes auditivos pudessem entender com maior facilidade a mensagem que uma música tem para transmitir. Foram usadas duas aulas para explicação de montagem dos trabalhos, quando através de um data-show e um notebook explicamos o funcionamento de softwares (Power Point e Movie Maker) para produção dos trabalhos e duas aulas para apresentação e avaliação, que foi feita pelos professores interpretes de libras e seus alunos, que se encantaram ao conseguir entender as músicas apresentadas.
Foi surpreendente a dedicação da turma e a vontade de aprender a utilizar a ferramenta tecnológica na sala de aula. Mesmo os alunos que não possuem computador se empenharam, vindo até a escola e utilizando o laboratório de informática. A professora Débora Halfeld, professora da escola de tempo integral, também foi parceira dedicando as aulas no laboratório para orientar os trabalhos. O resultado foram aulas diferentes e vivas, pois os alunos mostraram que são protagonistas na construção do saber. O sucesso de tais trabalhos levaram à parcerias interdisciplinares (português, história, filosofia e geografia) e os alunos utilizaram a tecnologia para apresentação de trabalhos explicando e estudando de modo diferenciado e, plagiando os próprios alunos, “muito mais legal”.
Este trabalho nos trouxe de volta o prazer de lecionar, pois pudemos ver o resultado positivo na aprendizagem e no interesse em aprender em cada aluno.

Professores: Renata de Souza Mendes Haratani
Paulo César Lódi da Silva
Maria Gorete da Silva
Carla Fernandes Coelho


Gostaríamos de salientar que este projeto foi desenvolvido por livre iniciativa dos professores, com apenas 5 computadores no laboratório e constantes problemas com a internet! Mostra, mais uma vez, que a criatividade e a boa vontade dos docentes em diversificar suas aulas contribuem para uma educação dinâmica e inovadora!

Alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos e publicados no site YouTube:

">


">

">

">


Para mais informações: e-mail da professora Renata Haratani r.hara.tani@hotmail.com

No www.youtube.com.br , faça pesquisa por: renataceld para ter acesso a outros trabalhos!

Parabéns a todos os professores pela iniciativa!!!